(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NACIONAL

Jovem paciente de câncer expõe obras de arte feitas durante internação

Para suavizar a rotina das internações provocadas pelo câncer, Gabriel Nogueira Silva, de 15 anos, começou a desenhar e a pintar. O resultado são 13 obras em exposição, todas vendidas


postado em 20/06/2012 14:53 / atualizado em 20/06/2012 15:26

Telas com traços de grafite têm figuras fortes: criado pela mãe, Gabriel mantém a fé em Deus e no futuro(foto: Iano Andrade/ CB/ DA Press)
Telas com traços de grafite têm figuras fortes: criado pela mãe, Gabriel mantém a fé em Deus e no futuro (foto: Iano Andrade/ CB/ DA Press)

Dominado pela angústia da internação para tratar um tipo raro de câncer, em fevereiro deste ano, Gabriel Nogueira Silva, 15 anos, sentou-se no chão do hospital, debruçou-se sobre canetas e papéis e desenhou. Riscava e coloria, coisa que nunca tinha feito. Extraiu da solidão e das noites de insônia 13 obras de arte coloridas, com o azul em destaque, e a força para enfrentar a doença em estágio avançado.

Veja aqui algumas obras feitas por Gabriel

Inspirou-se no primo que o visita com frequência, na madrinha, em desenhos animados, na internet, em reportagens que leu, nos grafites de Ceilândia e até na equipe médica. Os desenhos fazem parte da exposição inaugurada ontem no saguão de entrada do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB), das 7h às 19h.

Com ar cansado e passos lentos, o adolescente hiperativo que gostava de futebol, fabricava pipas e comprava pulseiras para revender conta que desenhar "trouxe paz" para encarar o tumor desmoplásico de pequenas células redondas. "A situação que eu vivia, internado, me motivou a pintar. Desenhar me fez combater a doença e o desânimo", explica. Todas as obras de Gabriel já foram vendidas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)