(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jornalistas pedem punição rápida para assassinos de Décio Sá


postado em 24/04/2012 17:28 / atualizado em 24/04/2012 17:49

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de São Luís-MA e dos Radialistas do Maranhão divulgaram na tarde desta terça-feira  uma carta lamentando o assassinato do Jornalista Décio Sá, executado com seis tiros na noite de segunda-feira em um bar, em São Luís.

Segundo testemunhas, ele estava sentado quando, por volta de 23h30, um homem chegou caminhando, apontou uma arma e atirou duas vezes contra a cabeça do jornalista, que morreu na hora. Depois, o matador fugiu em uma moto. Ainda de acordo com as testemunhas, um comparsa aguardava o atirador do outro lado da pista.


Na carta, jornalistas pedem ainda que as autoridades sejam rápidas nas investigações para apurar a motivação do homícidio. O presidente licenciado do Senado, José Sarney (PMDB-AP), também divulgou nota de pesar pela morte do jornalista maranhense, qualificando o assassinato como "hediondo, brutal e cruel".

Veja íntegra da carta:

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de São Luís-MA e dos Radialistas do Maranhão lamentam profundamente o assassinato do Jornalista DÉCIO SÁ, solidarizam-se com seus familiares na dor da perda e clamam das autoridades locais a rápida apuração dos fatos com a consequente punição dos culpados.

DÉCIO SÁ foi assassinado covardemente na noite de ontem, com seis tiros de uma pistola de uso exclusivo dos militares – conforme atestado por um perito criminal – por dois ocupantes de uma motocicleta, no Bar Estrela do Mar, localizado na Avenida Litorânea, em São Luís.

O jornalista trabalhava na Editoria de Política do Jornal O Estado do Maranhão e também editava o Blog do Décio. Profissional conhecido em todo o Estado por sua atuação destemida, seu covarde assassinato deixa entristecida toda a categoria dos jornalistas maranhenses e indignados todos os jornalistas brasileiros.

Jamais imaginaríamos que, vencido o período de regime de exceção e, ao alcançarmos a democracia, nos encontramos cercados por uma legislação penal tão estimulante para a prática de atos criminosos, onde a vida dos cidadãos nada vale diante da vingança banal dos bandidos, pistoleiros e mandantes.

É nosso dever exaltarmos a memória desse companheiro que tombou no exercício da profissão. Que o seu sacrifício nos fortaleça na união de forças, frente aos temores que não podem intimidar o livre exercício do jornalismo, que tanto contribui para o fortalecimento da nossa democracia.

Também é nosso dever repudiarmos as frequentes tentativas de cerceamento à liberdade de expressão no Brasil e, principalmente, a violência cometida contra jornalistas. É nosso dever, ainda, exigir rigor das autoridades maranhenses na apuração dos fatos e na punição dos responsáveis pela morte de DÉCIO SÁ e, do Congresso Nacional, a aprovação do projeto de lei que estabelece a federalização dos crimes contra jornalistas.

São Luís (MA), 24 de abril de 2012.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)