(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ciclistas de Brasília apoiam "bicicletada" e pedem segrança no trânsito

Iniciativa é uma ampliação dos passeios que grupos realizam semanalmente


postado em 07/03/2012 07:42 / atualizado em 07/03/2012 10:04


Mais de 50 ciclistas se reuniram em frente ao Museu e à Biblioteca Nacional, em Brasília, no começo da noite dessa terça-feira, para protestar por mais segurança nas ruas. A manifestação ganhou força nas redes sociais e teve eventos simultâneos em diversas cidades do país.

Sem destino certo, os ciclistas brasilienses saíram às 19h40 e, com placas e cartazes, pediram medidas contra a violência no trânsito e campanhas educativas direcionadas aos motoristas. "Bicicleta não polui", "Bicicleta é amor" e "Menos carros, mais bicicletas", protestaram.

O gerente comercial Ricardo Vieira Nunes, 38 anos, ficou sabendo da manifestação pela internet. Ele utiliza a bicicleta como meio de transporte somente aos fins de semana e considera o movimento importante. "O trânsito está muito violento e o motorista tem que se conscientizar da existência da bicicleta. As ruas estão cada vez mais pesadas e a bicicleta é uma das soluções", acredita. "Aqui em Brasília, a segurança ainda é muito pouca e não temos ciclovias suficientes, por isso não me arrisco durante a semana. Pedalo menos do que gostaria", completou Nunes.

Chamada de Bicicletada Nacional, a iniciativa é uma ampliação dos passeios que grupos realizam semanalmente em cidades de todo o país e foi desencadeada depois que ao menos menos três ciclistas perderam a vida, atropelados em apenas um dia.

Na última quinta-feira, a bióloga Juliana Dias, 33 anos, foi atropelada por um ônibus quando transitava pela Avenida Paulista, em São Paulo, uma das mais conhecidas vias do país. No mesmo dia, pelo menos mais dois ciclistas também morreram atropelados.

O mecânico Hélio Nunes da Costa, 43 anos, foi atingido por um carro ao tentar atravessar a BR-316, na região metropolitana de Belém (PA) e a poucos metros de uma passarela de pedestres. A terceira morte foi registrada no Riacho Fundo (DF).

Somente na capital paulista, 439 ciclistas morreram no trânsito entre 2005 e 2010, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)