(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rede social ajuda vítima a encontrar carro roubado em Goiás

Dono do carro publicou no Facebook foto e dados do veículo e conseguiu encontrá-lo depois que seu post teve 285 compartilhamentos


postado em 02/03/2012 09:17 / atualizado em 02/03/2012 10:37


A internet possibilitou a resolução de um crime em menos de 24 horas. Parecia impossível, mas o dono de um carro roubado em Luziânia, em Goiás, encontrou-o depois que a foto e os dados do veículo foram publicados no site de relacionamentos Facebook. A imagem, divulgada por um amigo do proprietário, obteve 285 compartilhamentos na rede social e acabou visualizada por usuários da página virtual em vários lugares do Distrito Federal e da cidade goiana. Uma família que nem sequer conhece as vítimas do assalto localizou o automóvel em Santa Maria. Um segundo carro roubado foi encontrado no local e duas pessoas acabaram detidas.

Por volta das 21h de segunda-feira, o comerciante Felipe*, 25 anos, saía da casa dos sogros em Luziânia. Enquanto se despedia e entrava no Palio Weekend vermelho, dois homens surgiram na rua. Sacaram uma arma de fogo, mandaram-no descer e levaram o veículo. Quando viraram a esquina, conhecidos da vítima que estavam em outro automóvel decidiram segui-los. No entanto, abandonaram a perseguição na hora em que um dos assaltantes apontou o revólver outra vez.

A vítima registrou ocorrência no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) de Luziânia. Preocupado que a queixa não surtisse efeito, comentou o caso com um amigo, o universitário Rafael*, 25 anos. Como trabalha com promoção de eventos na cidade e tem uma vasta rede de contatos no Facebook, Rafael decidiu postar uma foto do veículo. “Este carro acabou de ser roubado em Luziânia! Palio Weekend 2010/2011, placa de Luziânia. Caso o tenha visto, ligue para 190 e denuncie!”, dizia o texto escrito embaixo da imagem.

Um internauta, então, afirmou ter visto o automóvel na BR-040, próximo a Santa Maria. Itens como um adesivo no vidro traseiro ajudaram a reconhecê-lo. Na manhã de terça-feira, segundo Rafael, um comentário foi enviado com a informação de que o veículo estava estacionado em uma casa na cidade. “Não conheço as pessoas que fizeram a denúncia. Depois disso, eles apagaram a postagem com medo de represálias. Mas peguei o endereço do local por telefone”, explicou.

Prisão
A história saiu do campo virtual. Felipe estava em Vianópólis (GO) à procura do carro e sobrou para Rafael a missão de recuperá-lo. O universitário que o localizou pela internet foi a Santa Maria. Parou na 33ª Delegacia de Polícia e fez a denúncia. Uma equipe se prontificou a visitar o local do fato. Rafael seguiu com os investigadores.

Havia pelo menos três pessoas na casa. Ao abrirem o portão para sair, foram abordados pelos policiais. Um deles conseguiu fugir em um Siena prata. Os agentes prenderam os outros e recuperaram dois carros, o Palio Weekend de Felipe e um Hyundai i30 preto, roubado em dezembro passado. A equipe encontrou ainda porções de cocaína no local. O adolescente que completa 18 anos daqui a um mês foi reconhecido por Felipe e, segundo a 33ª DP, vai responder por ato infracional análogo ao crime de roubo.

Os proprietários se surpreenderam com a forma inusitada que o Hyundai i30 foi encontrado. Em dezembro passado, à tarde, a dona seguia de Brasília para Cristalina (GO) com a filha, quando foi fechada por outro veículo, na altura de São Sebastião. Armados, os assaltantes levaram o veículo e elas ficaram a pé na DF-001. “Nem imaginávamos o que poderiam ter feito com o carro”, disse a vítima do assalto.

Quase toda a história foi elucidada com a ajuda da internet. “Essa iniciativa deveria se tornar um hábito. Bons resultados podem aparecer”, comemorou Rafael. Como não poderia deixar de ocorrer, o desfecho da história foi publicado na rede social. E choveram comentários de amigos felizes e surpresos com o resultado.

*Nomes fictícios a pedido dos entrevistados


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)