(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rumores de mortes no Pinheirinho se multiplicam na internet

Advogado dos moradores desalojados diz que há crianças entre os assassinados


postado em 25/01/2012 11:18 / atualizado em 25/01/2012 13:51

Rumores de que a ação de desocupação no Pinheirinho, em São José dos Campos, deixou pessoas mortas se multiplicam nas redes sociais e movimenta opiniões sobre a possível censura da informação por parte do governo do estado. No Twitter, diversos usuários protestam contra a violência com a hashtag #pinheirinho. Na última segunda-feira, um morador da cidade publicou no Facebook: "URGENTE!! URGENTE!!! Polícia municipal de São José, o Hospital Municipal, e a ROTA, da polícia militar do estado de São Paulo estão SEQUESTRANDO os feridos e mortos, e SUMINDO com os corpos! ”. O usuário filmou depoimento de uma moradora desalojada que confirma a informação. Outros vídeos publicados no Youtube mostram a mesma declaração de outros moradores.

(foto: Reprodução Facebook)
(foto: Reprodução Facebook)


O advogado dos desalojados do Pinheirinho e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB em São José dos Campos, Aristeu César Pinto Neto, afirmou no início desta semana que houve mortos durante a ação. “O que se viu aqui é a violência do Estado típica do autoritarismo brasileiro, que resolve problemas sociais com a força da polícia. Ou seja, não os resolve. Nós vimos isso o dia inteiro. Há mortes, inclusive de crianças. Nós estamos fazendo um levantamento no Instituto Médico Legal, e tomando as providências para responsabilizar os governantes que fizeram essa barbárie”, disse em entrevista à TV Brasil.

Mas o presidente da OAB em São José dos Campos, Júlio Aparecido Costa Rocha, desmentiu a informação e disse que o advogado não fala pela Ordem, mas como defensor dos moradores desalojados. Segundo ele, a OAB se colocou à disposição de Aristeu Neto e da sociedade para denúncias formais, mas até agora nada foi apresentado. “Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia, desde que tenha o mínimo de fundamento, como o nome da vítima ou pelo menos uma característica específica. Se for apresentado vamos pedir formalmente às autoridades uma investigação”, destaca.

A prefeitura de São José dos Campos também não confirma mortes. Segundo informações da assessoria de imprensa, foram registradas 23 pessoas feridas.

Em protesto à ocupação, hackers do grupo Anonymous derrubaram o site do governo paulista, na manhã desta quarta-feira, dia do aniversário da cidade de São Paulo.  A mensagem informando a ação foi publicada nos perfis @AnonymousIRC e @AnonymousBRRO, onde há várias postagens de apoio e acusações contra a ação de retirada de moradores de Pinheirinho.

Veja o depoimento de uma moradora:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)