(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dia do Trabalho em Contagem tem mais religião e menos protestos


postado em 01/05/2011 10:32 / atualizado em 01/05/2011 17:53

(foto: Jackson Romanelli/EM/D.A. Press)
(foto: Jackson Romanelli/EM/D.A. Press)

Ao contrário de outras edições, o Dia do Trabalho em Contagem, na Grande BH, foi marcado principalmente pela mensagem religiosa. Os discursos sociais ficaram em segundo plano. As entidades sindicais marcaram presença, mas com poucos representantes. A celebração na Praça da Cemig foi comandada por Dom Luiz Gonzaga, bispo da Arquidiocese de Belo Horizonte. Os organizadores estimam que cerca de 4 mil pessoas assistiram à celebração na manhã deste domingo.

Segundo Dom Luiz Gonzaga, a beatificação do papa João Paulo II neste 1º de maio é uma “feliz coincidência”. Segundo ele, antes de se ordenar, o papa trabalhou em fábricas na Polônia, seu país de origem e, por isso, sempre teve consciência das reais condições dos trabalhadores. O bispo também enfatizou que é necessário que todos mantenham a esperança na valorização das relações de trabalho.

Sindicatos

Mesmo com poucas manifestações, os movimentos sociais ligados aos trabalhadores estiveram presentes na festa. O Sindicato Único dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (Sind-UTE) distribuiu panfletos com as principais reivindicações dos professores, entre as quais a elevação do piso salarial da categoria.


VEJA AS FOTOS DA FESTA NA GRANDE BH


Já a Central Única dos Trabalhadores (CUT) manteve os protestos voltados à área econômica do governo. Segundo Shakespeare Martins, integrante da executiva nacional da entidade, a redução da taxa básica de juros da economia e o fim do fator previdenciário são as principais bandeiras do movimento.

Segurança do trabalhador

O vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), José Antônio de Lacerda, o Brasil continua sendo o segundo país do mundo com maior número de acidentes de trabalho. De acordo com ele, as condições de trabalho precisam melhorar e a redução da jornada de trabalho pode evitar situações de estafa que contribuem para o registro de acidentes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)