SIGA O EM

Favorito da centro-direita francesa, Fillon promete 'choque' na economia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[]

postado em 25/11/2016 19:37

Agência Estado

São Paulo, 25 - O ex-primeiro ministro da França, François Fillon, promete introduzir um "choque elétrico" na economia da França, caso seja nomeado o candidato do partido Os Republicanos, de centro-direita, à presidência do país. Fillon aparece como favorito na disputa contra Alain Juppé, atual prefeito de Bordeaux. O segundo turno será realizado no próximo domingo.

Segundo o jornal britânico The Guardian, Fillon se queixou de ser tratado como um "retrógrado medieval". Em sua campanha, o candidato enfatizou valores da família católica, a fim de atrair apoiadores dessa religião, que se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e ao direito de adoção por homossexuais - leis que foram introduzidas na França há três anos.

Em relação à economia, Fillon se disse admirador da premiê britânica Margaret Tatcher e prometeu cortar 500 mil empregos do setor público em cinco anos, cortar gastos públicos, baixar impostos e tirar poder dos sindicatos. O programa econômico de Fillon é similar ao de Juppé, que deseja "cortar o modelo de bem-estar social da França", segundo o Guardian.

Fillon já levantou a questão da política de identidade, enfatizando que a identidade nacional francesa deve ser protegida. "A França não é uma nação multicultural", disse o candidato, em um debate com Juppé, que, na mesma pergunta, disse que achava que a identidade da França tinha origem em sua diversidade.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600