(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Erdogan recorda a Moscou seus interesses na Turquia


postado em 08/10/2015 06:07

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta quinta-feira que a Rússia "não deve perder" seus importantes interesses comerciais na Turquia em energia nuclear e gás natural por culpa da Síria, país que é fonte de tensão entre as duas nações.

"Se os russos não construírem Mersin Akkuyu, outros o farão", afirmou Erdogan durante uma visita oficial ao Japão, em referência à primeira central nuclear da Turquia, construída pela Rússia.

"Eles (os russos) já investiram três bilhões de dólares no projeto. De fato, a Rússia é a que deve atuar com mais cuidado", alertou o presidente conservador-islâmico, segundo o jornal turco Hürriyet.

A central de Akkuyu, que deve custar o total de 21 bilhões de dólares, deve entrar em serviço em 2020.

Ancara compra mais de 50% de seu gás de Moscou.

"Somos o primeiro consumidor de gás natural russo. Perder a Turquia seria uma grande perda para a Rússia", afirmou o presidente.

Os bombardeios russos na Síria provocaram tensões entre a Turquia, membro da Otan, e a Rússia, um de seus maiores sócios comerciais.

Os dois países discordam da forma de abordar a guerra na Síria. Moscou é um dos principais apoios do regime de Bashar al-Assad, enquanto Ancara considera imprescindível a saída do presidente sírio.

A Turquia denunciou no fim de semana passado duas violações de seu espaço aéreo por aviões russos na fronteira síria.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)