(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novos combates no Sudão do Sul


postado em 08/01/2014 10:55

Tropas do governo e forças rebeldes combatiam nesta quarta-feira em Bor, capital do estado sul-sudanês de Jonglei, e no estado petroleiro do Alto Nilo, indicaram fontes da rebelião.

"Nossas forças estão coordenadas", disse à AFP o porta-voz dos rebeldes, Moses Ruai Latl, que afirmou que estavam prontos para atacar a cidade de Malakal, capital do Alto Nilo, e inclusive Juba, capital do Sudão do Sul.

Paralelamente, em Addis Abeba, as negociações de um cessar-fogo entre o governo e os rebeldes do ex-vice-presidente Riek Machar tendem a se prolongar.

Um porta-voz rebelde presente em Addis Abeba afirmou que a rebelião não assinará nenhum acordo de cessar-fogo até que o governo liberte 11 personalidades opositoras detidas desde o início dos combates.

"Nossos colegas devem ser libertados para vir a Addis Abeba e participar" das negociações, declarou Yohannis Musa Pauk, porta-voz dos rebeldes.

"Quando forem libertados assinaremos o cessar-fogo", acrescentou.

O Sudão do Sul, independente desde julho de 2011, está sacudido por combates desde 15 de dezembro.

Os primeiros combates opuseram o exército, leal ao presidente sul-sudanês Salva Kiir, e as tropas rebeldes partidárias do ex-vice-presidente Riek Machar, destituído em julho passado.

Depois, Riek Machar conseguiu criar uma aliança mais ou menos estável com comandantes de unidades do exército rebeldes e milícias étnicas.

Os combates deixaram milhares de mortos e 200.000 deslocados, segundo a ONU.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)