(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestação contra maus-tratos de animais em BH é proibida pela Justiça

Ofício estabelecia que caso grupo de ativistas descumprisse a medida a multa seria de R$ 10 mil


postado em 12/06/2016 11:09 / atualizado em 12/06/2016 12:43

(foto: Divulgação/Caio Diogo )
(foto: Divulgação/Caio Diogo )

Manifestantes que atuam na defesa dos animais foram impedidos de protestar na manhã deste domingo em Belo Horizonte. Os ativistas se preparavam para ato em que denunciariam maus-tratos aos bichos no Mercado Central, no Centro, quando foram informados pela Polícia Militar (PM) da existência de ofício expedido pela Justiça proibindo a manifestação. O documento estabelecia multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento. O evento foi convocado também via redes sociais.

“O ofício proíbe a manifestação democrática neste dia 16 de junho” afirmou o médico veterinário, Gilson Dias Rodrigues. Para ele, o fato de não quererem que não seja dada visibilidade ao assunto já aponta para a confirmação dos problemas denunciados. “Nós temos legislações que tratam da proibição da venda de produtos derivados do leite em locais com mau cheiro, por exemplo”, conta.

Ainda segundo Gilson, os animais que são comercializados no tradicional centro de compras da capital ficam expostos à doenças graves e muitos deles não recebem cuidados como vacinas. “Essa é uma curva da lei que proíbe manifestações democráticas. Por outro lado, é uma curva que tem permitido o comércio de alimentos perto de locais com animais”, ressaltou.

Apesar da frustração deste domingo, Gilson contou que o grupo vai manter a mobilização e planeja, com a orientação dos advogados, novos atos para os próximos fins de semana.

A reportagem entrou em contato com o Mercado Central, mas a informação é que a assessoria de imprensa só funciona de segunda a sexta-feira. Ninguém foi encontrado para comentar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)