(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Javalis atacam lavouras em Rio Manso

Mamíferos vivem em uma reserva ambiental da Copasa, na Grande BH. Empresa disse ter conhecimento do problema. Licença do Ibama permite a caça ao animal, mas consumo da carne é proibido


06/05/2016 18:55 - atualizado 06/05/2016 19:19

Horta destruída por javalis
Horta destruída por javalis (foto: Fernanda Teles/Divulgação)
Pequenos produtores rurais de Rio Manso, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, denunciam que suas lavouras estão sendo atacadas por javalis que vivem em uma área de proteção ambiental da Copasa. Segundo eles, plantações de hortaliças estão sendo destruídas e o prejuízo é grande. Somente na madrugada desta sexta-feira, pelo menos três propriedades rurais foram invadidas.

As vítimas procuraram a Associação dos Moradores de Rio Manso (Amades) e pediram ajuda para acabar com o problema. Segundo elas, várias denúncias já foram feitas à Copasa e também ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), mas nada foi feito.

“Estamos sob ataque de um bando de javalis saindo de áreas de proteção da Copasa em Rio Manso. Estão destruindo todas as produções de pequenos agricultores da região, com prejuízo imenso. Há risco de vida e doenças endêmicas transmitidas aos animais de criação. Risco de vida com morte também para as pessoas das proximidades”, denuncia o presidente da Amades, o médico aposentado e dono de propriedade rural Otton Chaves, de 67 anos. Segundo ele, os ataques sempre acontecem de madrugada. “A Copasa e o Ibama têm conhecimento e nada fizeram”, reclama.

Ainda de acordo com Otton, os mamíferos procuram locais onde tem água e estão destruindo as nascentes. “Eles reviram a terra. Um problema ambiental gravíssimo. Os javalis são animais exóticos e não têm inimigo natural. Eles se reproduzem de maneira absurda. Andam em bando e expulsam outros animais. Estão demarcando território”, disse Otton. Segundo ele, nem cerca elétrica consegue afastar os animais das plantações.

A lavradora Maria de Lourdes Fonseca, de 31, conta que os animais somente atacam de madrugada e que somente pela manhã ela percebe o estrago. “A gente planta produtos orgânicos. Essa noite, o prejuízo foi grande. Fizeram uma bagunça danada nos canteiros de rúcula, agrião, couve e espinafre. Reviraram tudo. Eles gostam mais de comer milho”, disse Lourdes. A secretária Fernanda Ferreira Teles, de 27, conta que há dois meses seu primo conseguiu prender um javali e o mantém em cativeiro.

Mário Alves Pereira, de 52, lavrador no distrito de Souza, em Rio Manso, conta que faz parte da Associação de Plantadores de Orgânicos e todos reclamam de prejuízo por causa dos javalis. “Prejuízo demais da conta”, reforça.

A assessoria de imprensa da Copasa informou que a empresa tem conhecimento da existência dos javalis na sua área de preservação ambiental em Rio Manso, mas que somente na segunda-feira haverá um responsável para falar sobre o assunto.

A assessoria de imprensa do Ibama em Belo Horizonte disse que há vários casos de ataques de javalis no estado, inclusive contra pessoas, e que a caça é liberada. No entanto, a pessoa interessada deve fazer um cadastro para liberação da licença, atendendo a vários critérios, mas que o consumo da carne é proibido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)