(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PM faz operação contra criminalidade na Praça da Savassi

Motoristas, motociclistas e pedestres são abordados por militares que circulam a pé e de moto no trecho


postado em 19/11/2014 11:14 / atualizado em 19/11/2014 12:15

A a operação é uma prévia do esquema de segurança que será montado na cidade para o Natal(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
A a operação é uma prévia do esquema de segurança que será montado na cidade para o Natal (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)


A Polícia Militar (PM) faz uma operação na manhã desta quarta-feira de combate a criminalidade na Praça da Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A iniciativa da corporação atende a uma demanda de comerciantes da área que reclamam da falta de segurança. Motoristas, motociclistas e pedestres são abordados por sete militares que circulam a pé no trecho, além de três policiais de moto que dão apoio na operação.

De acordo com o tenente Antônio Martins, do 1º Batalhão da PM, uma pessoa está presa por dirigir com a carteira de habilitação suspensa e cinco carros foram apreendidos por documentação irregular. Segundo o militar, a operação é uma prévia do esquema de segurança que será montado na cidade para o Natal. “O objetivo é potencializar a segurança, principalmente abordado veículos, não só visando a fiscalização, mas a apreensão de armas ou drogas”, relata o tenente.

A ação especial começou por volta de 7h e vai encerrar às 12h. Depois disso, viaturas de área permanecerão na praça em monitoramento de rotina. O Estado de Minas mostrou recentemente a situação da Savassi após Copa do Mundo, período em que a região protagonizou encontros de turistas e torcedores. Comerciantes ameaçaram até baixar as portas em protesto contra a falta de segurança e a presença na região do que definem como criminosos disfarçados de moradores de rua. Segundo relato dos empresários e também de moradores, as lojas são alvos freqüentes de roubos, furtos e arrombamentos.

Pesquisa feita no início do semestre pela CDL, que entrevistou 202 comerciantes da Savassi, aponta que as principais queixas dizem respeito à falta de estacionamento (30%), presença de moradores de rua (21,16%), falta de limpeza urbana (10,93%), de iluminação (7,21%), de segurança e policiamento (7,21%).

Em setembro, o comandante do 1º Batalhão da PM, tenente-coronel Helbert Figueiró, reconheceu que as reclamações sobre a presença de moradores de rua e a sujeira deixada por eles diante de lojas cresceram muito este ano.

A integrante da Associação de Lojistas, Maria Auxiliadora Teixeira, aprova a ação desta quarta e outras operações da PM que acontecem na região. “A presença da polícia é o que a gente quer. A gente pede para polícia é que coloque o efetivo nas ruas, ação que dá retorno e traz tranquilidade para quem está aqui na Savassi”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)