(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas Gerais lidera o número de queimadas do país nas últimas 48h

Neste período, o estado contabilizou 765 focos. As queimadas são mais que o dobro das registradas na Bahia, que vem em segundo lugar com 329 incêndios


postado em 14/10/2014 17:51 / atualizado em 14/10/2014 19:17

O aumento das queimadas neste ano em Minas em relação a 2013 é de 119%(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
O aumento das queimadas neste ano em Minas em relação a 2013 é de 119% (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)

A situação das queimadas em Minas Gerais está cada vez mais crítica. Nas últimas 48 horas o estado contabilizou 765 focos, o número mais alto do país. As queimadas são mais que o dobro das registradas na Bahia, que vem em segundo lugar com 329 incêndios. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O aumento das queimadas neste ano em relação a 2013 é de 119%. No fim da tarde, o Corpo de Bombeiros conseguiu conter as chamas que atingiam o Parque Estadual do Rola-Moça, na Grande BH, há três dias.

Os dados do INPE apontam que Minas Gerais já registrou 9.348 focos de incêndio de janeiro até hoje. Em todos os meses, as queimadas ficaram acima da média anual. Somente em outubro, por exemplo, o estado registrou 2.225 focos contra 1.221 do mesmo período do ano passado.

O Corpo de Bombeiros continua tendo trabalho para conter os incêndios na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No fim desta tarde, os militares conseguiram debelar as chamas que destruíam a vegetação do Parque Estadual do Rola-Moça, há três dias. “Hoje concentramos os trabalhos na área do entorno, em Brumadinho. Os focos estavam na Região de Casa Branca”, explica o sargento Alberto Brito.

Os trabalhos foram feitos por 90 homens, entre bombeiros e brigadistas da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), da Copasa e de condomínios da região. “Foi mais o trabalho de rescaldos e monitorar. Vamos dar continuidade no monitoramento nesta quarta-feira para evitar uma nova reignição do incêndio”, comenta o sargento.

De acordo com o INPE, os focos de incêndios na capital aumentaram 24 vezes este ano em relação a 2013: passaram de dois para 42. Na segunda-feira, os bombeiros atenderam 166 ocorrências de incêndios em vegetação na Grande BH. Destas, 23 em lotes vagos. Nesta terça-feira, já são 14 ocorrências. O balanço total ainda não foi fechado pelo Corpo de Bombeiros.

Entre elas, um incêndio em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, bem perto do Cemitério Parque Renascer. Os militares conseguiram controlar o fogo por volta das 16h40. Aproximadamente 20 mil metros da vegetação foram queimados. Conforme a direção do cemitério, a queimada não alterou a rotina dos funcionários, pois as chamas se concentraram em uma mata próxima ao Palácio dos Leilões, que fica a cerca de 800 metros dos jazigos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)