(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREFERÊNCIA ATROPELADA

Apesar de campanha de proteção ao pedestre, desrespeito continua alto

Capital mineira teve 471 vítimas de carros internadas em apenas cinco meses


postado em 18/07/2013 06:00 / atualizado em 18/07/2013 06:59

De mãos dadas, o casal de idosos precisou esperar pacientemente a passagem de 17 veículos, alguns deles em alta velocidade, acima dos 60 km/h permitidos na via, para finalmente atravessar na faixa de pedestres pintada depois da placa de parada obrigatória. “Aqui a gente vive correndo. Os motoristas nem olham para quem está na faixa, só para os carros do outro lado. Pedestre aqui tem de ficar esperto, senão é atropelado”, afirma a advogada Leny Abi-Akel, de 70 anos, depois de, enfim, cruzar a Rua Antônio de Albuquerque, quase esquina com Avenida do Contorno e Rua Ceará, na Savassi. Mesmo depois de cinco meses da campanha “Pedestre, eu respeito”, da BHTrans, e de a Polícia Militar ter prometido apertar a fiscalização contra quem não respeita as travessias, o número de vítimas de atropelamentos continua alto. De janeiro a maio deste ano, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), foram 471 internações de pedestres por acidentes em BH. Número que é 29% maior que a média dos últimos cinco anos, de 365 internações no mesmo período.

Nas ruas, em três cruzamentos demarcados por faixas e sinalização de parada obrigatória, a equipe do Estado de Minas constatou que praticamente nada melhorou para quem é tido como o lado mais frágil do trânsito: o pedestre. O comportamento dos motoristas foi testado na Rua Antônio de Albuquerque, na Savassi; na Avenida Alfredo Balena com Avenida Pasteur, na região hospitalar; e na Rua Francisco Deslandes com Rua Piumhi, Bairro Carmo, todos endereços na Região Centro-Sul de BH. Do total de 143 veículos, registrado durante cinco minutos em cada local, 93% (133) desrespeitaram a sinalização e pararam sobre a faixa de pedestres, à beira do cruzamento ou simplesmente aceleraram, ignorando completamente as regras de circulação.

Nesse curto espaço de tempo, pedestres que tentavam cruzar as vias tiveram de esperar a boa vontade dos condutores, mesmo lhes sendo garantida preferência pela sinalização e pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dos 43 veículos que deveriam ter parado e dado passagem a quem aguardava para atravessar, 37 (86%) não o fizeram, chegando até a acelerar para encurtar a distância com o carro da frente e assim inibir a travessia.

Para o presidente da Associação Mineira de Medicina de Tráfego e representante da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Fábio Nascimento, as campanhas e promessas de ações de fiscalização foram pontuais até o momento e não tiveram ainda impacto significativo no trânsito. “Não é possível, ainda, verificar uma mudança no comportamento de pedestres e condutores. Os acidentes ainda são muitos e as vítimas continuam a lotar hospitais”, disse. Entre janeiro e maio de 2012 e o mesmo período de 2013 houve discreta redução de pessoas internadas no SUS por atropelamentos, de 511 para 471, dado que não pode ainda ser considerado uma tendência. “É muito pequena a redução, e só de um ano para o outro. Para se identificar uma tendência, seria preciso que a redução ocorresse em mais de três anos”, afirma o especialista, indicando ainda que 2013 só não teve mais pessoas internadas do que o ano anterior.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)