(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas #PROTESTOBH

Belo Horizonte tem novo dia de manifestações e cidade volta a parar; acompanhe o protesto

Reportagem do em.com.br acompanha protesto entre os manifestantes


postado em 19/06/2013 14:00 / atualizado em 20/06/2013 17:40

23h15 - Na Praça Sete, Coronel Cláudia volta a pedir para manifestantes não se misturarem com baderneiros. Por volta das 23h um novo grupo chegou ao centro da cidade e os demais, que já estavam dispersando, voltaram a se aglomerar. Manifesto se aproxima do fim nesta quarta-feira. A reunião dos estudantes nessa quinta-feira começa às 17h, na Praça Sete.

22h50 -
Cerca de 200 manifestantes ainda estão reunidos na Praça Sete, no Centro da Capital, e um grupo de 30 pessoas se concentra ao redor do Pirulito. Eles querem se encontrar novamente no local, nesta quinta-feira, às 9h, e seguir até a Cidade Administrativa, sede do governo de Minas.
 
21h50 - Coronel Cláudia Romualdo parabeniza protesto e pede que manifestantes vão para a casa descansar "porque amanhã tem mais". Jovens seguem concentrados na Avenida Afonso Pena, nas imediações do prédio da Prefeitura de BH.

[VÍDEO] VEJA O MOMENTO EM QUE CORONEL CLÁUDIA CONVERSA COM MANIFESTANTES:



21h40 - VEJA O MOMENTO EM QUE JOVEM SE ARRISCA E ABRE BANDEIRA DO BRASIL:
(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)

21h30 -
Já são mais de nove horas de manifestação e o grupo não perde força. Eles seguem marchando pela Savassi e parte dos manifestantes começa a retornar para a Avenida Afonso Pena. Em todo o trajeto pela região, os estudantes recebem apoio dos moradores, que piscam as luzes dos apartamentos, cantam da varanda e oferem água. Um dos vizinhos soltou fogos de artifício pela janela.

21h20 - GRUPO FECHA VIAS DA SAVASSI:
(foto: Daniel Silveira/EM/DA Press)
(foto: Daniel Silveira/EM/DA Press)

21h05 -
Manifestantes fecham o cruzamento da Avenida Contorno com a Avenida Nossa Senhora do Carmo.

21h00 - COMERCIANTES DENUNCIAM "ARRASTÃO". MANIFESTANTES IMPEDIRAM VÂNDALOS:
(foto: Daniel Silveira/EM/DA Press)
(foto: Daniel Silveira/EM/DA Press)

20h50 -
"Quem quebrar vai apanhar", gritam os manifestantes. Militar sugere que grupo mostre aos policiais quem são os baderneiros para que a corporação possa prendê-los.

20h45 -
Grupo de vândalos volta a atacar na Avenida Cristóvão Colombo e faz fogueira no meio da pista. No momento, muita correria e ação da PM, que é aplaudida pelos demais manifestantes. Uma farmácia de manipulação teve os vidros quebrados.

20h40 - [VÍDEO] PROTESTO AVANÇA PELA NOITE EM BELO HORIZONTE:



20h40
- Um manifestante se arrisca e sobe no poste onde fica uma câmera de trânsito da BHTrans para mostrar a bandeira do Brasil.

20h30 -
Manifestantes fecham cruzamento na Praça da Savassi. A estimativa é de que cerca de cinco mil pessoas ainda estejam no local.

20h15 -
Até o momento, jovens que acompanham o percurso principal da manifestação já percorreram mais de 8 km. Agora eles começam a subir pela Rua Pernambuco em direção à Savassi.

20h00 - TROPA DE CHOQUE DA PM ESTÁ POSICIONADA DENTRO DA PBH:
(foto: Daniel Silveira/EM/D.A Press)
(foto: Daniel Silveira/EM/D.A Press)

19h50 -
Manifestantes passam pela Praça Sete e seguem para a Prefeitura de Belo Horizonte. Cerca de dez viaturas continuam fazendo a escolta. Durante a caminhada houve tumulto e correria no final do grupo.

19h40 -
Um grupo de mascarados voltou a provocar confusão entre os manifestantes. Eles subiram em um caminhão e foram muito vaiados pelos demais. Mais cedo, duas pessoas do mesmo grupo foram presas com bombas de fabricação caseira. A PM segue acompanhando o movimento.

19h35 - CONFIRA IMAGENS DO PROTESTO NESTA QUARTA-FEIRA

19h35 -
Manifestantes mudam planos e, pela terceira vez no dia, decidem fechar a Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. Neste momento eles começam nova caminhada.

19h30 - PEQUENO GRUPO FECHA O VIADUTO DO FLORESTA:
(foto: Daniel Silveira/EM/DA Press)
(foto: Daniel Silveira/EM/DA Press)

19h20
- Algumas lideranças fizeram um discurso dizendo que precisam manter a mobilização diária, porque senão depois da Copa o movimento vai se desfazer. Querem reunir lideranças e cobrar uma conversa com o estado, sob ameaça de parar a cidade completamente.

19h15 - ESTUDANTES CHAMAM MOTORISTAS PARA DESCER E APOIAR O MOVIMENTO:
(foto: Daniel Silveira/EM/DA Press)
(foto: Daniel Silveira/EM/DA Press)

19h10 -
Por ora, manifestantes desistem de seguir pelo viaduto e seguem mobilizados na Praça da Estação. Eles cantam e recebem o apoio de trabalhadores que passam pelo local.

19h00 - [VÍDEO] SAUL ELLER, QUE PARTICIPAVA DO MOVIMENTO, FLAGRA MOMENTO EM QUE MANIFESTANTES PRENDEM UM HOMEM QUE TENTAVA ROUBAR E ENTREGAM PARA A POLÍCIA:



18h50
- Neste momento, o grupo de estudantes começa a se deslocar em direção ao Viaduto Leste, que dá acesso às avenida Antônio Carlos e Cristiano Machado. No grupo, alguns cartazes chamam a atenção. Entre as mensagens mais comuns estão: "Colocaram mentos na geração coca-cola"; "Brasil, vamos acordar, torcedor é bem melhor do que o Neymar"; "Leve o protesto das ruas para as urnas".

18h30 -
Manifestantes seguem novamente em direção à Praça da Estação.

18h15 - GRUPO QUE ESTAVA NA ALMG CHEGA PELA AMAZONAS NA PRAÇA SETE
(foto: Daniel Silveira/EM/DA Press)
(foto: Daniel Silveira/EM/DA Press)

18h10 -
Grupos de manifestantes voltam a se reunir na Praça Sete. Mobilização continua. São esperados pelo menos mais dez mil estudantes, que, aos poucos, chegam da ALMG pela Amazonas.

18h10 - VEJA O CAMINHO PERCORRIDO PELO PROTESTO EM BH ATÉ O MOMENTO:
(foto: Soraia Piva/EM)
(foto: Soraia Piva/EM)

18h00 -
Manifestantes começam a se reunir novamente na Praça Sete. O grupo que estava na Praça da Estação já chegou ao local. No entanto, a maior parte dos estudantes, que tinha se concentrado na ALMG, ainda segue em caminhada. No cruzamento entre a Rua Curitiba e a Avenida Bias Fortes, os jovens se deitaram, o que congestionou muito o trânsito no entorno. Durante todo o movimento, existe uma preocupação muito grande com as ambulâncias e, a todo momento, o grupo abre espaço para a passagem destes veículos.

17h55 - ESTUDANTES OCUPAM A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS:

(foto: Marcos Michelin/EM/DA Press)
(foto: Marcos Michelin/EM/DA Press)

17h45
- Coronel Cláudia sobre atuação da Polícia Militar: "A polícia está aqui para garantir a integridade dos manifestantes que são ordeiros e estão protestando pacificamente". Neste momento, os estudantes começam nova marcha em direção à Praça Sete.

17h40 -
Liminar que proibia a realização de manifestações que fechem o trânsito em BH é derrubada no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. LEIA MAIS.

17h35 -
EM UM PROTESTO SOLITÁRIO, MORADOR DE RUA DEITA E FECHA AVENIDA:
(foto: David Luiz Prado/Esp.EM/DA Press)
(foto: David Luiz Prado/Esp.EM/DA Press)

17h30 -
Grupo de mascarados chega na Assembleia e volta a soltar bombas. Enquanto a PM observa de longe, os demais manifestantes vaiam e discutem com os vândalos.

17h25 - CONFIRA IMAGENS DO PROTESTO NESTA QUARTA-FEIRA

17h20 - Coronel Cláudia Romualdo é recebida como celebridade pelos manifestantes na ALMG. Ela recebe abraços e pedidos de foto.

17h15 - [VÍDEO] JOVEM MACHUCADO ACUSA POLICIAIS MILITARES DE AGRESSÃO:



17h10
- Durante a caminhada da PBH até a ALMG, um manifestante passou mal, mas foi rapidamente socorrido. Outro momento de tensão foi quando um ônibus da Fifa passou pelo grupo e foi bastante hostilizado.

17h05
- Grupo dispersa na Praça da Estação. Cerca de 300 pessoas seguiram no sentido da Avenida Antônio Carlos.

17h00
- Manifestantes chegam à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O grupo que chegou na frente, composto por cerca de 500 pessoas, entrou no hall de entrada da Casa. Seguranças acompanham o movimento e dez viaturas estão no local. O mesmo grupo de policiais que fazia a escolta na PBH também está presente na ALMG.

17h50 - GRUPO DESCE DA PRAÇA DA LIBERDADE PELA RUA GONÇALVES DIAS:
(foto: João Henrique do Vale/EM/DA Press)
(foto: João Henrique do Vale/EM/DA Press)

16h48 -
O grupo na Praça da Estação segue fechando a Avenida dos Andradas. Lá estão cerca de mil manifestantes. O clima é pacífico no momento.

16h45 -
Há relatos de saques em uma loja da Claro e de depredação em outra agência do Banco Itaú,  no Centro de BH.

16h40 -
Estudantes chegam na Praça da Liberdade e grupo se divide. Enquando uma minoria fica no local, os demais descem sentido Lourdes.

16h35 - CONFIRA IMAGENS DO PROTESTO NESTA QUARTA-FEIRA

16h30 -
Manifestantes seguem pela Avenida João Pinheiro. A estimativa é de que 20 mil pessoas participem do protesto. A via está completamente tomada e a maioria dos motoristas que parou para a passagem dos jovens aplaude o movimento.

16h25 - POLÍCIA MILITAR FAZ CORDÃO DE ISOLAMENTO NA AVENIDA AFONSO PENA:
(foto: João Henrique do Vale/EM/DA Press)
(foto: João Henrique do Vale/EM/DA Press)

16h20 - Grupo que estava na prefeitura decide seguir para a Praça da Liberdade. A PM faz um cordão de isolamento. Um dos líderes conversou com os policiais que irão recuar durante o avanço dos estudantes. Duas motos e 11 viaturas ajudam a parar o trânsito.

16h05 -
Parte dos manifestantes seguiu para a Praça da Estação, onde acontece o evento Concentra BH, da Fifa. Eles fecham a Avenida dos Andradas e o Viaduto do Floresta.

16h03 - MANIFESTANTES OCUPAM A PORTA DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE:
(foto: João Henrique do Vale/EM/DA Press)
(foto: João Henrique do Vale/EM/DA Press)

16h00 - Os manifestantes que defendem um movimento pacífico se anteciparam ao grupo que provoca o vandalismo e a desordem e correram em direção ao prédio da PBH. Eles deitaram em frente ao imóvel, formando um cordão de isolamento, e começaram a cantar "sem violência".

15h55 - [VÍDEO] VEJA IMAGENS DO MOMENTO EM QUE MANIFESTANTE É PRESO:



15h50 - Grupo caminha em direção à Prefeitura de Belo Horizonte. Uma barreira de viaturas da PM fecha o trânsito um pouco acima do prédio da PBH no sentido Mangabeiras.

15h45 - MILITAR SACA ARMA PARA CONSEGUIR CONTER MANIFESTANTES:
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)

15h45
- A primeira prisão foi realizada pelo Major Jean Carlos Pereira. Segundo ele, a PM interferiu no protesto quando os mascarados começaram a jogar bombas. Ainda de acordo com o militar, enquanto realizava a prisão do jovem, ele foi agredido por outros integrantes do grupo mascarado e precisou sacar a arma para se defender. Ao todo, quatro pessoas já foram presas. Com eles a polícia apreendeu bombas de fabricação caseira e do tipo "garrafão".

15h40
- A polícia prende mais um vândalo e os demais manifestantes tentam linchá-lo. Na confusão, um jovem leva um golpe de cacetete na cabeça e também é levado pela viatura.

15h30
- Mais bombas. A Polícia Militar, que até então só observava de longe, intervém e prende um dos integrantes do grupo punk que atirava os artefatos. Os demais manifestantes aplaudiram a ação da PM.

15h25 - CONFIRA IMAGENS DO PROTESTO NESTA QUARTA-FEIRA

15h20
- O mesmo grupo de punks atravessou a Avenida Amazonas e atirou mais bombas prós. Manifestantes vaiaram e novas brigas começaram, com mais tumulto e correria. A maior parte do grupo segue pedindo "sem violência, sem violência".

15h15 - JOVEM MACHUCADO DURANTE PROTESTO NA PRAÇA SETE:
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

15h10 -
Depois de iniciar uma caminhada pela Avenida Afonso Pena em direção à Rodoviária, os manifestantes interromperam a marcha e retornaram à Praça Sete. Novamente, bombas foram arremessadas por homens mascarados, o que iniciou brigas e muita correria no local. A confusão foi provocada pelo mesmo grupo de punks que praticou atos de vandalismo na noite dessa terça-feira no Centro e na Avenida Antônio Carlos. O alvo deles era uma banca de revistas no quarteirão fechado da Rua Rio de Janeiro. Com uma caixa de som no local, sindicalistas do Sindipol/MG (Sindicato dos Servidores da Polícia do Estado de Minas Gerais/MG) pediam calma, já que muitas crianças e mulheres estão no local.

15h00
- Após realizarem uma votação no local, os manifestantes decidiram seguir até a Assembleia Legislativa, no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul. No entanto, os jovens avaliaram a possibilidade de não haver ninguém no prédio por causa do jogo do Brasil esta tarde, pela Copa das Confederações, e mudaram o trajeto rumo ao Complexo da Lagoinha.

14h40 - Alguns manifestantes soltaram duas bombas no local, mas foram repreendidos pela maior parte do grupo, que vaiou e puxou os gritos de "sem violência". Até o momento, o movimento acontece de forma pacífica e é apoiado por trabalhadores dos prédios da Praça Sete, que jogam papel picado e são festejados pela multidão.

14h25 MANIFESTANTES JÁ OCUPAM A PRAÇA SETE, NO CENTRO DA CAPITAL:
(foto: João Henrique do Vale/EM/DA Press)
(foto: João Henrique do Vale/EM/DA Press)

14h20 - Pelo terceiro dia seguido, aproximadamente cinco mil manifestantes ocupam a Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, bloqueando o cruzamento das avenidas Amazonas e Afonso Pena. Tudo começou com cerca de 500 pessoas que fecharam as vias e o movimento foi ganhando mais participantes a cada minuto. O trânsito está muito lento na região e motoristas precisam evitar o trecho até que o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar organize o trajeto da manifestação que deve seguir pela Avenida Cristiano Machado. LEIA MAIS.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)