(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE NA DEFESA E VIGILÂNCIA NO ATAQUE

Caminhões serão usados como sala de controle da segurança em BH durante a Copa

Três caminhões especiais funcionarão como sala de controle de imagens de câmeras de monitoramento durante a Copa, enquanto atendimento de urgência oferece três hospitais


postado em 06/06/2013 06:00 / atualizado em 06/06/2013 06:44

 

Policiais treinam táticas especiais há mais de um ano para atuar nas copas das Confederações e do Mundo (foto: JUAREZ RODRIGUES/EM/D.A PRESS - 18/4/13)
Policiais treinam táticas especiais há mais de um ano para atuar nas copas das Confederações e do Mundo (foto: JUAREZ RODRIGUES/EM/D.A PRESS - 18/4/13)

 

Além do grande esquema de apoio e policiamento para a Copa das Confederações, Belo Horizonte receberá na semana que vem três caminhões cedidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que funcionam também como salas de controle. Os veículos têm monitores e sistema de computadores que reproduzem e aproximam as imagens geradas pelas câmeras de segurança da cidade. As cenas filmadas pelo helicóptero da polícia também serão direcionadas às unidades móveis. Na próxima terça-feira a presidente Dilma Rousseff fará a entrega dos veículos e a inauguração de uma sala de comando em Brasília, cidade-sede também, simbolizando a doação do governo federal para as outras capitais. Além de BH, o Rio de Janeiro receberá três caminhões e as demais cidades dois.

  Em BH, um desses veículos deverá ficar posicionado no Centro e os demais perto do Mineirão. Os caminhões, entre outros equipamentos, ficarão como legado da Copa do Mundo e poderão ser usados em outros grandes eventos. Em outra medida, os turistas usarão os números internacionais de socorro (112 e 911), que terão as ligações transferidas para o número 190 da Polícia Militar. Terão também segurança reforçada e serão orientados por policiais bilíngues em quatro pontos turísticos: praças do Papa e da Liberdade, orla da Lagoa da Pampulha e Feira Hippie da Avenida Afonso Pena, nos três domingos da Copa das Confederações.

Além do plano de segurança, os de urgência e emergência já foram finalizados. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Paris trocaram experiências com médicos e enfermeiros da Secretaria de Estado de Saúde, para dar agilidade aos atendimentos e reduzir o tempo de chegada às unidades médicas. Três hospitais de referência foram selecionados para o planejamento especial: Risoleta Tolentino Neves (Venda Nova), Pronto-Socorro João XXIII (Área Hospitalar) e Eduardo de Menezes, no Bairro Bonsucesso. Em caso de acidentes ou tragédias, esses hospitais podem realocar pacientes e ampliar o número de leitos disponíveis.

 

 Análise de risco

"Vamos manter as linhas especiais de ônibus, como fizemos para o jogo Brasil e Chile e o show de Paul McCartney, que deu muito certo", Tiago Lacerda,secretário extraordinário para a Copa do Mundo (foto: JUAREZ RODRIGUES/EM/D.A PRESS - 18/4/13)
Segundo o secretário extraordinário para a Copa do Mundo, Tiago Lacerda, o jogo do Brasil e Chile serviu de teste, embora nenhum incidente tenha exigido trabalho das equipes. Ele explica que houve também simulação de pisoteamento nas arquibancadas do Mineirão e de acidente aéreo no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, para um planejamento de análise de risco, que ficará também como legado para a cidade. Na semana passada houve ainda simulado do esquadrão antibomba na Arena Independência, no Horto.

“Fomos a única cidade-sede a fazer esse trabalho de grau de risco e treinamento para catástrofes na área de saúde. Fizemos um diagnóstico de possíveis eventos deste porte porque até o resultado de um jogo pode influenciar num incidente, mas essa é uma questão para o serviço de inteligência”, disse Lacerda. “Para a Copa de 2014, que tem um perfil diferente da Copa das Confederações, um evento mais regional, estamos fazendo um plano específico para identificar ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. É um desdobramento não obrigatório, que será importante também.”

O secretário informou ainda que o planejamento para o transporte seguirá a mesma lógica do evento teste, uma diretriz do Comitê Organizador e da Fifa. A BHTrans ainda não divulgou como será o esquema de trânsito na região, mas as avenidas Antônio Abrahão Caram e Carlos Luz, por exemplo, devem ter interdições outra vez.

“Não vai haver estacionamento no entorno do Mineirão, é a regra do evento”, afirmou Lacerda. Os batedores acompanharão o deslocamento das delegações e autoridades e se for necessário poderão fazer interdições no trânsito para que os ônibus dos times usem a contramão. Segundo ele, o trânsito já terá fluxo menor porque haverá ponto facultativo em dois dias de jogos e as aulas nas redes municipal e estadual serão suspensas.

“Vamos manter as linhas especiais de ônibus, como fizemos para o jogo do Brasil e o show de Paul McCartney, que deu muito certo. Serão cinco, pelo menos dois saindo da região central de BH. Aproveitaremos a Copa das Confederações para medir os impactos para a Copa do Mundo e fazer os ajustes necessários”, afirmou o secretário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)