(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trânsito de carros é proibido no Centro Histórico de Tiradentes


postado em 22/01/2013 06:00 / atualizado em 22/01/2013 07:00

Com a proibição do tráfego de veículos nas ruas de casario colonial, moradores e visitantes têm mais espaço para conversar(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)
Com a proibição do tráfego de veículos nas ruas de casario colonial, moradores e visitantes têm mais espaço para conversar (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)


 

Os carros no Centro de Tiradentes estão com os dias contados. Quem garante é o prefeito Ralph Justino, que aproveitou o movimento intenso levado pela Mostra de Cinema para pôr em prática algumas medidas restritivas relacionadas à preservação do Centro Histórico. Dois quarteirões da Rua Direita já estão bloqueados para o trânsito e o estacionamento de veículos. “É um processo gradativo. A ideia é este ano evitar parar carros aqui, criar mais áreas de estacionamento e a Guarda Municipal para organizar isso”, diz o prefeito. Segundo ele, pelo menos quatro grandes terrenos na entrada da cidade foram sondados para a retenção dos veículos. Além disso, o trânsito do Centro foi desviado para uma via alternativa próxima, que funcionará como uma “linha verde” na ligação dos dois extremos da área urbana.

Se há alguns anos Tiradentes tem mostrado sua vocação como palco de eventos, a tendência é de que o movimento de festas e festivais se intensifique, por isso a necessidade da adoção de medidas que possam aliviar os prejuízos ao patrimônio. Para Ralph Justino, a promoção de eventos funciona como uma via de mão dupla. “Um tipo de evento que agrega valor para a cidade e vice-versa”, acredita.

Durante a 16ª Mostra de Cinema, a prefeitura lançou o primeiro calendário oficial, com pelo menos 24 atrações previstas para este ano. Além das já consolidadas, como o Foto em Pauta (6 a 10 de março) e Festival de Cultura e Gastronomia (23 de agosto e 1º de setembro), aparecem novidades como o 1º Campeonato de Balonismo (15 a 18 de abril) e os festivais de Teatro Tiradentes em Cena (11 a 18 de maio) e do Vinho e Jazz (14 a 16 de junho), voltado também para o turismo gourmet.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)