(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Confirmadas 15 mortes em Minas Gerais em decorrência da gripe H1N1

Outros 46 casos da doença são investigados, sendo que um deles já culminou em morte


postado em 11/07/2012 19:05

As autoridades de saúde em Minas Gerais estão em alerta. O vírus Influenza A H1N1, que causa a chamada gripe suína, já provocou 15 mortes em todo o estado e acomoteu outras 38 pessoas, que já estão curadas. A confirmação dos casos foi dada na tarde desta quarta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo o órgão, outros 46 casos estão sob investigação, sendo que um deles já resultou em óbito, podendo ser o 16º caso.

As quatro mortes confirmadas nesta quarta-feira ocorreram em Cabo Verde, no Sul de Minas, Frutal e Limeira do Oeste, no Triângulo Mineiro e em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. De acordo com a SES, todas as mortes se concentram nestas três regiões do estado. O órgão ressaltou que estas são áreas com temperaturas mais baixas, propícias à propagação do vírus.

A SES ressaltou que as 15 pessoas que morreram em decorrência da doença tinham idade entre 40 e 60 anos e não foram vacinadas contra o Influenza A. Além disso, 11 vítimas tinham algum problema crônico de saúde, ou seja, já estavam debilitadas quando contraíram o vírus.

Pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidos estão dentro do público-alvo que tem direito a ser vacinado gratuitamente contra o vírus causador da gripe suína. Também fazem parte do grupo crianças com até 2 anos de idade, idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, indígenas e gestantes. Apenas as pessoas que têm alergia à proteína do ovo têm restrição para ser vacinadas e devem ser submetidas a uma avaliação médica antes de receber a dose.

Segundo a SES, uma nova campanha educativa será divulgada no estado. O órgão garante que tem acompanhado os dados sobre o vírus circulante no estado e afirma que medidas básicas de higiene são eficazes para prevenir a doença. Entre elas, lavar as mãos com frequencia e usar lenço ou guardanapo ao tossir.

 

(Com informações de Andréa Castelo Branco)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)