(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pipas e papagaios deixaram 400 mil pessoas sem luz em Minas Gerais neste ano

Cerca de 1,3 mil ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica foram ocasionadas por papagaios presos à cabos energizados


postado em 14/06/2012 15:56 / atualizado em 14/06/2012 16:12

A prática de empinar pipas próximo à redes elétricas deixou, entre janeiro e maio deste ano, cerca de 400 mil pessoas sem energia elétrica em todo o estado. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) registrou cerca de 1,3 mil ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica provocadas por pipas no período. Além dos prejuízos causados pela falta de energia, a Companhia alerta para os riscos à segurança que essa brincadeira pode trazer quando praticada próxima à cabos energizados.

De acordo com a Cemig, em 2011, mais de 1,4 milhão de consumidores em toda Minas Gerais foram prejudicados com desligamentos causados por papagaios presos nas linhas de distribuição. Foram registradas 5.312 interrupções no fornecimento de energia provocadas por pipas, o que representa 2% do total. Mais da metade dos desligamentos, cerca de 3,2 mil, ocorreram durante o inverno, entre os meses de junho e setembro, atingindo 900 mil consumidores.

No ano passado, o maior número de interrupções causadas por papagaios e pipas na rede elétrica aconteceu na Região Metropolitana de Belo Horizonte, 2.618 ocorrências. De janeiro a maio deste ano, foram registrados 610 desligamentos na Grande BH por causa da brincadeira.

O uso do cerol, mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores de energia, é um dos principais causadores dos desligamentos.

Acidentes

Além dos apagões, os papagaios que ficam agarrados na rede elétrica também podem causar acidentes. A maioria acontece quando crianças tentam retirar o objeto utilizando pedaços de madeira e barras metálicas, materiais condutores de eletricidade. A Cemig alerta que o contato com a rede elétrica pode ser fatal, além do perigo de queda em função do impacto causado pelo choque elétrico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)