(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ativistas pedem criação de Delegacia de Animais


postado em 02/04/2012 08:16 / atualizado em 02/04/2012 08:18

Depois de ser abandonado nas ruas e rejeitado em várias tentativas de adoção, o vira-lata Chico Bento teve ontem seu dia de glória: foi eleito o cão mais simpático no concurso que reuniu centenas de animais na Praça da Liberdade. A disputa faz parte da campanha organizada por diversas ONGs e grupos de proteção aos animais pela criação da Delegacia de Animais e guarda responsável. Chico Bento provou que, mesmo sem uma das patas traseiras ou pedigree, pode transformar a vida de seu dono, oferecendo companheirismo, lealdade e momentos de pura alegria.

Adriana Araújo com o seu cão, Chico Bento, vencedor do concurso(foto: JUAREZ RODRIGUES/EM;DA PRESS)
Adriana Araújo com o seu cão, Chico Bento, vencedor do concurso (foto: JUAREZ RODRIGUES/EM;DA PRESS)
“Ele me trouxe mais felicidade. É um privilégio tê-lo perto de mim”, afirma Adriana Cristina Araújo, do Movimento Mineiro pelos Direitos dos Animais, que, durante muito tempo, tentou arranjar um lar para Chico Bento. “Por ser um animal com dificuldades de locomoção, a adoção acabou não ocorrendo. Aí, resolvi ser a sua tutora. Foi a melhor coisa que eu fiz”, comenta, orgulhosa por seu cão ter ficado com o primeiro lugar no concurso.

Christiane Oliveira, presidente da ONG Cãopartilhe, afirma que, apesar do número crescente de grupos que se preocupam com a causa dos animais, ainda é grande o abandono. “A guarda responsável inclui o cuidado permanente, o lazer com a prática de exercícios físicos e o uso de placas ou coleiras de identificação. Toda semana chegam para nós cerca de 15 pedidos de localização de cães que se perderam ou fugiram”, revela.

Outra meta das entidades envolvidas na organização do evento é criar legislação e punição específica para que os maus-tratos contra animais sejam considerados crime. A criação de uma delegacia de defesa dos animais também está na pauta de reivindicações e, segundo Christiane, seria fundamental para garantir a proteção dos bichos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)