(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Escolas de BH ficam sem aula por causa da paralisação de professores

Das 186 escolas rede municipal de Belo Horizonte, 17 ficaram sem aulas. Ainda não há informação da rede estadual


postado em 14/03/2012 13:39 / atualizado em 14/03/2012 14:19

Parte dos professores Minas Gerais aderiram à paralisação prevista para esta semana e que acontece em todo o país. A Greve Nacional da Educação, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), quer levantar discussões sobre o piso nacional da categoria. Das 186 escolas da rede municipal de Belo Horizonte, 17 ficaram sem aulas no período da manhã. Das 65 unidades de educação infantil, 17 também ficaram fechadas.

A Secretaria Estadual de Educação (SEE) ainda não informou quantas instituições de ensino estaduais não funcionaram nesta quarta-feira, mas o governo de Minas comunicou que “ manterá as escolas abertas, garantindo o direito à merenda, refeição fundamental para muitas dessas crianças, e o acolhimento dos alunos no espaço escolar”.

Em nota, o órgão afirmou ainda que “não haverá dispensa de alunos. Dessa maneira, fica assegurado aos pais as condições para que possam continuar suas rotinas com normalidade”. A secretaria acrescentou que os professores que não aderiram ao movimento terão o ambiente necessário para o exercício das atividades escolares. Às 15h desta quarta-feira, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, vai dar coletiva para falar sobre o sistema de remuneração.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) planejou um “aulão” na Praça Sete, no Centro de BH. O evento vai acontecer nesta tarde e servirá para alertara a população sobre as reivindicações do piso salarial. Os professores vão distribuir panfletos sobre a greve nacional. O S Sind-UTE/MG também não informou o número de escolas sem aula hoje, mas falou sobre três instituições que estão paradas: Escola Estadual Amélia de Castro, no bairro Sagrada Família; Escola Estadual Santo Afonso, no Cachoeirinha; e Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira, no Maria Gorete.

Na quinta, os professores da rede estadual se encontram no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e, em seguida, planejam manifestação. Ano passado os educadores fizeram uma greve de 112 dias no estado. Ocuparam praças e ruas de BH em protestos pelo reajuste salarial. Suspenderam o movimento em 27 de setembro depois de negociação com o governo e inciaram a reposição de aulas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)