(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Metrô de BH coleta lixo eletrônico em campanha de Meio Ambiente

No metrô de Belo Horizonte, a coleta está acontecendo na estação Eldorado, todos os dias da semana, de 6h às 18h


postado em 14/10/2011 11:09 / atualizado em 14/10/2011 11:33

Alguns cartazes de divulgação da campanha do Dia Nacional do Consumidor Consciente(foto: Divulgação Ministério do Meio Ambiente)
Alguns cartazes de divulgação da campanha do Dia Nacional do Consumidor Consciente (foto: Divulgação Ministério do Meio Ambiente)

Para comemorar o Dia Nacional do Consumidor Consciente, o Ministério do Meio Ambiente em parceria com os metrôs de três capitais brasileiras estão promovendo uma coleta de lixo eletrônico. A ação, que conta com a participação das empresas Carrefour, Decarte Certo, Oxil e Philips, começou no dia 12 e vai até o dia 26 de outubro.

Os pontos de reciclagem vão receber TVs, monitores, computadores, acessórios, notebooks, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, telefones, celulares, eletrodomésticos, cabos, fitas, CDs e DVDs. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no metrô de Belo Horizonte, a coleta está acontecendo na estação Eldorado, todos os dias da semana, de 6h às 18h. Segundo a companhia, a população deve ficar atenta porque só serão aceitos aparelhos com tamanho abaixo de 60 X 60 centímetros.

Conforme o Ministério do Meio Ambiente, a expectativa é de que ao longo dos 14 dias de ação sejam recolhidos mais de 50 toneladas de material eletrônico que será enviado para centrais de manufatura reversa. Inicialmente, serão reaproveitados todos os materiais que possam retornar ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de se extrair mais elementos da natureza. O que não puder ser reaproveitado será descartado com segurança, em lugares próprios, preparados e autorizados para tal, evitando a contaminação.

Segundo dados divulgados pelo mistério, anualmente são consumidos mais de 120 milhões de eletroeletrônicos no País. Pelo menos 500 milhões de produtos encontram-se sem uso na casa dos brasileiros, que não sabem como descartar corretamente esses aparelhos. Destes produtos, vão vazar elementos como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio, que irão contaminar o ar ou os lençois subterrâneos, responsáveis por mais de 90% da água que bebemos.

Coleta em casa

Uma das parceiras da campanha, a Descarte Certo, foi criada em 2009 para fazer a gestão de toda a cadeia reversa de produtos eletroeletrônicos. A empresa atua em todo o território nacional e oferece solução completa que vai desde uma simples coleta, com agendamento, na casa de um consumidor ou empresas, passando posteriormente pela desmontagem, descaracterização e reciclagem dos resíduos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)