(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cidadão vai opinar sobre trânsito de BH


postado em 07/07/2011 06:00 / atualizado em 07/07/2011 06:11

As promessas de melhoria no trânsito de Belo Horizonte com a implantação do BRT (bus rapid transit), do Sistema de Controle Inteligente de Tráfego (CIT) e das primeiras ciclovias terão um “termômetro” que vai medir o impacto de cada uma na vida do cidadão. A BHTrans lançou nessa quarta-feira o Observatório da Mobilidade, um espaço para a população acompanhar o resultado e a eficiência das apostas para reduzir congestionamentos e aumentar a qualidade do transporte público na capital.

O observatório terá três linhas de atuação. A primeira vai reunir estudos e pesquisas sobre projetos implantados na cidade. A segunda terá um espaço de análise e discussão para que cidadãos, acadêmicos e especialistas em trânsito acompanhem os resultados e proponham ações voltadas para a melhoria do deslocamento. E, por último, o observatório vai reunir iniciativas com foco na mobilidade sustentável.

A ferramenta, inspirada em modelos já implantados em Paris (França) e Bogotá (Colômbia), foi lançada nessa quarta-feira no seminário final do Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (PlanMOB-BH). “Nosso objetivo é ver se os projetos alcançam o resultado esperado. Vamos criar indicadores, enquetes e pesquisas para medir a eficiência dos trabalhos. Na prática, vamos avaliar se o BRT realmente vai permitir dobrar a velocidade média dos ônibus; se as ciclovias vão incentivar o uso de meios de transporte sustentáveis, entre outros”, disse o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)