Flipar

As cidades com melhor qualidade de vida mundo afora


Flipar
Alexandre Gonçalves da Rocha/ixabay

Ainda segundo o relatório, Caribe (foto), Uruguai, Porto Rico e Argentina são os melhores países para se viver na América Latina.

Imagem de Jolyne D por Pixabay

A pesquisa da Mercer avaliou mais de 10 categorias, como ambiente político, saúde, serviços públicos, transporte e condição social, em um total de 241 países.

Octávio Frias de Oliveira wikimedia commons

Os países sul-americanos não registraram avanços significativos em termos de saúde e mobilidade, o que resultou na queda de algumas posições em comparação com outras regiões.

Isabela Kronemberger Unsplash

Com isso, Montevidéu, no Uruguai (89º no ranking mundial), San Juan, em Porto Rico (92º) e Buenos Aires, na Argentina (100º), foram as mais bem colocadas da América Latina.

Flickr/Parchen

A Cidade do Panamá, em 103º, e Santiago do Chile (foto), em 104º, também se destacaram entre as cidades latinas.

Imagem de Monica Volpin por Pixabay

De acordo com as informações mais recentes compartilhadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de São Paulo foi a principal responsável pela geração de riqueza, contribuindo com uma parcela de 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

domínio público

Ainda segundo o IBGE, apenas 11 municípios ainda controlavam quase um quarto (24,4%) da economia do Brasil em 2021.

Agência IBGE Notícias

Depois de São Paulo, de acordo com o IBGE, estão as cidades do Rio de Janeiro (4,0%), Brasília (3,2%), Belo Horizonte (1,2%) com mais participação no PIB.

Divulgação PBH

Confira quais foram as 5 primeiras colocadas no ranking de cidades com melhor qualidade de vida do mundo, segundo a Mercer!

montagem / unplash / pixabay

5º) Genebra, Suíça: É a segunda maior cidade da Suíça, depois de Zurique, e a mais populosa da região da Romandia. Genebra é um importante centro diplomático e financeiro, sendo a sede europeia das Nações Unidas, da Cruz Vermelha e de várias organizações internacionais.

Christel por Pixabay

A cidade também é um importante destino turístico, com atrações como o Jet d'Eau (foto), a Catedral de São Pedro e o Palácio das Nações.

unplash Lukas Blaskevicius

4º) Copenhague, Dinamarca: Copenhague é uma cidade vibrante e cosmopolita, com uma população de cerca de 660 mil habitantes. � uma das cidades mais 'bike-friendly' do mundo.

Febiyan Unsplash

Os canais encantadores de Nyhavn são famosos por suas casas coloridas e restaurantes à beira d'água. A abordagem descontraída e acolhedora dos habitantes locais contribui para a atmosfera agradável da cidade.

Imagem de Julian Hacker por Pixabay

3º) Auckland, Nova Zelândia: É a maior cidade do país, conhecida por sua localização única, construída em torno do Mar de Tasman. Além disso, Auckland é conhecida por suas belezas naturais, incluindo suas praias, montanhas e vulcões.

Imagem de Bernd Hildebrandt por Pixabay

A cidade é considerada um hub cultural diversificado, com museus, galerias de arte e uma vibrante cena de restaurantes e cafés. A região também é famosa por suas atividades ao ar livre, como vela e caminhadas.

Ingolfson wikimedia commons

2º) Zurique, Suíça: � a maior cidade da Suíça, localizada no norte do país. Zurique é conhecida por sua arquitetura medieval, seus museus de classe mundial e sua vibrante vida noturna.

Kuhnmi commons wikimedia

Zurique também é conhecida como uma cidade verde, com muitos parques e jardins, além de contar com um eficiente sistema de transporte público.

MadGeographer commons wikimedia

1º) Viena, Áustria: Em primeiro no ranking ficou a capital da Áustria, uma cidade conhecida por sua rica história e cultura, sendo um importante centro de música clássica, arte e arquitetura.

Jacek Dylag Unsplash

A cidade também conta com parques exuberantes, como o Prater, charmosos cafés tradicionais, sem falar da deslumbrante Ópera de Viena, do Palácio de Schönbrunn (foto) e da Catedral de Santo Estêvão.

Thomas Wolf/Wikimedia Commons

Veja Mais