Animais

Os maiores peixes de água doce do Brasil


Flipar
LarrynJill - Flickr

#10) Bicuda: esse peixe chega a 1 m de comprimento e pode pesar até cinco quilos. Seu corpo é alongado e sua boca, pontuda. Costuma ser bem veloz e saltar para fora d’água para se alimentar.

wikimedia commons Jonathan (Jon) Armbruster

#9) Pintado: tem o corpo alongado e uma coloração amarelada com pintas escuras. O pintado é um predador voraz que se alimenta de outros peixes, às vezes até maiores. Assim como o Bicuda, pode chegar a 1 m de comprimento.

reprodução youtube

#8) Dourado: natural das bacias dos rios São Francisco e Paraná, o dourado pode atingir mais de 25 kg e alcançar 1 m de comprimento. Ele também se alimenta de peixes menores.

wikimedia commons David Morimoto

#7) Tambaqui: o tambaqui vive na região norte do Brasil e em alguns estados do centro do país, como Mato Grosso, Goiás, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Pode atingir até 1 m e pesar 30 kg.

wikimedia commons Tino Strauss

#6) Cachara: esse peixe tem uma cabeça achatada e o corpo alongado. É considerado um peixe de grande porte que pode atingir 1,2 m de comprimento e pesar até 20 kg. É encontrado nos estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo.

wikimedia commons Chrumps

#5) Pirarara: encontrado nas bacias dos rios Araguaia, Tocantins e Amazonas, o pirarara pode atingir 1,5 m de comprimento e pesar até 60 kg! Ele é onívoro e se alimenta de frutas, sementes e peixes menores.

Maureen Wikimedia Commons

#4) Jaú: assim como o pirarara, pode atingir 1,5 m de comprimento, mas a diferença está no peso: pode chegar a 100 kg! Ele se alimenta de outros peixes, gosta de viver em rios cheios e se esconder em pedras submersas.

reprodução youtube

#3) Poraquê: é uma espécie de peixe elétrico encontrada nas águas da região amazônica. Ele consegue atingir até 2 m de comprimento, mas pesa pouco, até 20 kg. Quando se sente ameaçado, ele pode desferir cargas elétricas de até 600 volts de potência! Melhor manter distância…

Wikimedia Commons National Institute of Ecology

#2) Piraíba: é um tipo de peixe que costuma ser associado com tubarões, dada a sua semelhança física com esse animal. Pode atingir até 2,5 m de comprimento e pesar incríveis 300 kg! Por conta da pesca predatória, contudo, é raro encontrar exemplares tão grandes.

wikimedia commons PauloFerreiraBR

A piraíba costuma habitar as águas profundas das bacias do Amazonas e do Tocantins-Araguaia e se alimentar de outros peixes.

wikimedia commons Usien

#1) Pirarucu: finalmente, o campeão dos peixões do Brasil é o famoso Pirarucu! Podendo atingir até 3 m de comprimento e 220 kg o pirarucu não só é considerado o maior peixe de água doce do Brasil, como também do mundo!

wikimedia commons Citron / CC-BY-SA-3.0

Naturalmente, eles podem ser encontrados nos rios da bacia Amazônica, geralmente em águas calmas e rasas e se alimentam de peixes como cascudo, pescada e tucunaré.

flickr cliff

A exemplo da Paraíba, os “pirarucus gigantes” são cada vez mais raros de serem encontrados, principalmente por conta da pesca predatória.

flickr cliff

Em maio de 2023, bombou na web o vídeo de um youtuber brasileiro que se deparou com um pirarucu gigante. Fabio Fregona, o Baca, passou por uma saga que durou 20 minutos para pescar um animal de quase 2,5 metros e mais de 130 quilos.

reprodução youtube

Ele estava sozinho, num barco pequeno. As imagens foram gravadas em um rio da Amazônia, em Rondônia. Segundo Baca, essa foi a “maior batalha de sua vida”.

reprodução youtube

Em determinado momento do vídeo, o pescador desce do barco e entra na água para tentar controlar melhor o enorme peixe. Mais à frente, Baca comenta que o peixe quebrou sua vara e passou se debatendo pela sua perna.

montagem / reprodução youtube

Quando enfim consegue ganhar o bicho pelo cansaço, o youtuber trava uma batalha para colocá-lo no caiaque. Quando consegue, ele aparece comemorando muito a conquista.

reprodução youtube

Na hora de devolver o peixe para o rio - pois o objetivo não era matar, mas registrar a captura do animal para a rede social - o peixe dá um bote na tentativa de se soltar e acaba atingindo a boca do pescador.

reprodução youtube

Depois do susto, o homem confessou que sentiu medo e disse ter chegado “ao limite”. O youtuber afirmou que ter ido pescar “um dos peixes mais perigosos do mundo”, sozinho, lhe ensinou uma lição para a vida toda.

reprodução youtube

O vídeo chamado 'Batalha do Século' teve 4 milhões de visualizações. O canal de Baca no Youtube tem 2,2 milhões de inscritos. O pescador faz um apelo: “Preserve! Só há pescaria se o peixe estiver vivo… Pesque e solte”.

Reprodução YouTube Fabio Fregona

Veja Mais