Mundo

Não é o inglês? Entenda por que os Estados Unidos não têm uma língua oficial


Flipar
Bandeira dos Estados Unidos - Brett Sayles no Pexels

Na verdade, a maior potência econômica e militar do mundo não estabelece nenhuma língua oficial em sua carta constitucional.

Matt Wade/Wikimedia Commons

A explicação para esse fato remonta ao século XVIII, quando os Estados Unidos se tornaram independentes da Inglaterra (1776).

Charles Édouard Armand-Dumaresq/Wikimedia Commons

Dois anos depois da independência, o Congresso Nacional reprovou a proposta do presidente John Adams de tornar o inglês a língua oficial.

Reprodução

Embora o inglês fosse a língua predominante à época (e segue assim até os dias de hoje), outros idiomas eram falados nos Estados Unidos pela população nativa e também por imigrantes como holandeses, alemães e portugueses.

Markus Winkler no Pexels

O parlamento americano considerou a proposta antidemocrática, uma afronta aos ideais de liberdade individual preconizados pelos pais fundadores da nação.

Lawrence Jackson/Wikimedia Commons

Nesses mais de dois séculos, os Estados Unidos seguiram sem instituir uma língua oficial.

Força Aérea dos Estados Unidos/Wikimedia Commons

No entanto, com o princípio de autonomia das unidades da federação que prevalece no país, 32 dos 50 estados americanos consideram o inglês como idioma oficial.

Domínio Público/Pixabay

Em 18 dos estados, como Nova York e Louisiânia, não há uma língua oficial. O mesmo acontece no distrito de Columbia, onde localiza-se a capital Washington.

Christian Alexander Tietgen/Wikimedia Commons

Em 2023, os senadores republicanos JD Vance (Ohio) e Kevin Cramer (Dakota do Norte - foto) apresentaram um projeto de lei ao congresso na mais recente tentativa de emplacar o inglês como língua oficial.

Gage Skidmore/Wikimedia Commons

Muitas das iniciativas e clamores para tornar o inglês língua oficial se amparam na tese de que o idioma está perdendo força no país. Especialmente pelo aumento contínuo da população de origem hispânica.

z2amiller/Wikimedia Commons

O último censo (2018-2022) do país, porém, não sugere esse risco. De acordo com os dados coletados, 78,3% dos americanos falam somente o inglês em casa. E 61% dos falantes de espanhol dominam a língua inglesa.

zozolka/Wikimedia Commons

Em três estados norte-americanos o português é a terceira língua mais falada: Connecticut, Massachusetts e Rhode Island.

Reprodução/Redes Sociais

Outros seis países do mundo não estabelecem em sua constituição uma língua oficial. Curiosamente, nessa lista estão dois que têm o inglês como idioma majoritário: Austrália e nada menos que o Reino Unido.

paulohabreuf no Pexels

No norte do continente americano o Canadá é o outro país que tem o inglês como língua principal. A constituição local também reconhece o francês como idioma oficial.

ElasticComputeFarm no Pixabay

Por outro lado, há países que consideram mais de um idioma como o oficial. A Bolívia, por exemplo, reconhece 36 idiomas em sua carta magna.

Wilfredor/Wikimedia Commons

O Paraguai introduziu em 2010 a “lei de línguas”, que estabeleceu o uso de idiomas dos povos indígenas nas repartições públicas juntamente com o espanhol.

Divulgação

Na Índia, que usa o inglês e o hindi em níveis governamentais, há outros 20 idiomas reconhecidos como oficiais.

Vyacheslav Argenberg/Wikimedia Commons

Há muitos países, como a Espanha, que têm uma língua oficial e também outras reconhecidas em nível regional, como o catalão, o basco e o galego.

Kippelboy / Wikimedia Commons

A Bélgica possui três língua oficiais, correspondendo às regiões diversas do país: alemão, francês e holandês.

Dr Les/Wikimedia Commons

Veja Mais