Notícias

Ovos de dinossauro de 60 milhões de anos são encontrados em São Paulo


Flipar
Reprodução TV Fronteira

Eles descobriram cinco ovos de dinossauros, que têm entre 60 e 80 milhões de anos - um período chamado de Cretáceo Superior. Segundo os pesquisadores, eles são de uma espécie carnívora. Os ovos medem de 12 a 13 centímetros.

Reprodução TV Fronteira

Em setembro de 2020, já haviam sido encontrados ovos de crocodilos fossilizados, com 6 centímetros, no sítio de Presidente Prudente. Eles foram descobertos após a retirada de rochas durante o cercamento do local. Os ovos são de 70 a 80 milhões de anos atrás.

William Nava - Arquivo Pessoal

Na ocasião, o paleontólogo William Roberto Nava informou que não havia perto dos ovos qualquer vestígio que pudesse determinar a espécie do dinossauro, como dentes ou ossos.

William Nava Arquivo pessoal

Os ovos foram encaminhados para estudo na Universidade de Brasília para exames de microscopia eletrônica

William Nava arquivo pessoal

Como os ovos estavam inteiros, Nava afirmou que deve ter havido algum evento que impossibilitou o nascimento dos filhotes.

Reprodução TV Fronteira

Fóssil de embrião em ovo de dinossauro é algo raro. Em 22/12/2021, na China, cientistas anunciaram a descoberta de um fóssil desse tipo dentro de um ovo em Ganzhou, no sul do país. Pesquisadores estimam que ele tenha pelo menos 66 milhões de anos.

Divulgação

O fóssil foi chamado de Baby Yingliang. Mede 27 cm de comprimento da cabeça à cauda num ovo de 17 cm. Pesquisadores disseram que, provavelmente, o ovo foi preservado porque algum deslizamento repentino fez com que ele fosse abruptamente enterrado.

Divulgação

A descoberta permitiu uma maior compreensão dos especialistas sobre a ligação entre os dinossauros e os pássaros. O embrião fossilizado estava numa posição que é característica de pássaros pouco antes do nascimento

Pavel Riha - wikimedia commons

Cientistas criaram uma animação para simular como seria o embrião, com base no fóssil encontrado . A criatura está no Museu de História Natural de Yingliang.

Divulgação

Em mais de 200 sítios paleontológicos no mundo, foram descobertos ovos (fossilizados) de dinossauros. Eles estão principalmente na Ásia, em rochas da superfície formadas no Cretáceo

Museupaleo wikimedia commons

Nesse período (de 145 a 66 milhões de anos atrás) cascas de calcita foram desenvolvidas. A maioria desses ovos fósseis possui formas distintas de cascas quando comparadas aos dos animais modernos, tais como as tartarugas ou pássaros.

Ryan Somma wikimedia commons

Em novembro deste ano, 30 ovos de Titanossauro foram encontrados em Loarre, na província de Huesca, no nordeste da Espanha. Eles estavam incrustados numa rocha de duas toneladas. Os ovos têm cerca de 66 milhões de anos.

Carmen Nuñez Lahuerta - Universidade de Aragoza - divulgação

O sítio paleontológico de Presidente Prudente tem sido palco de descobertas desde a década de 50. No sítio, a maior parte do material encontrado é de aves da pré-história.

Reprodução TV Fronteira

Segundo o paleontólogo William Nava, o sítio de Presidente Prudente tem uma riqueza tão grande de material de pesquisa que é considerado a maior jazida de fósseis de aves da época do dinossauro no Brasil.

Reprodução TV Fronteira

A relevância do sítio para os estudos dos fósseis ganhou um importante reconhecimento com o tombamento como patrimônio em fevereiro de 2020.

Reprodução TV Fronteira

A Paleontologia é um dos ramos mais intrigantes da Ciência. Por todo o mundo, pesquisadores buscam informações sobre o passado remoto dos seres vivos.

Marco Aurélio Esparz wikimedia commons

Em conjunto com a Biologia e a Geologia, o estudo da Paleontologia analisa a evolução das espécies e as mudanças no planeta.

divulgação Trip Advisor

Veja Mais