Galeria Terra

5 de Abril marcou a primeira execução de civis por espionagem nos EUA


Flipar
Domínio Público

Foi a primeira execução de civis na história dos Estados Unidos. Julius, aos 35 anos, e Ethel, aos 37, foram executados por fuzilamento na prisão de Sing Sing (foto), no Condado de Westchester, Nova York.

Domínio Público

O mundo da espionagem é um dos que mais atraem a curiosidade do público. Envolve perigo, inteligência, fontes privilegiadas de informação, habilidade em disfarces e dissimulações.

Gerd Altmann por Pixabay

Inclsuive, um dos maiores escândalos de traição no mundo da espionagem americano está nos holofotes. Trata-se de Victor Manuel Rocha, de 73 anos, um ex-embaixador dos EUA que admitiu ter servido como agente secreto para o governo de Cuba durante décadas. Ele chegou a ser conselheiro especial do titular do Comando Sul dos EUA.

FBI Domínio Público

Os promotores acusam Rocha de praticar atividades clandestinas a favor de Cuba desde 1981, incluindo encontros com agentes de inteligência cubanos. Rocha é acusado de passar informações falsas a funcionários do governo dos EUA sobre seus contatos.

Domínio Público

Diversos espiões se tornaram notórios. E vários fizeram apurações que determinaram até mudanças de rumos na história. Veja alguns espiões famosos.

freepik

No dia 7/8/1876, há 147 anos, nascia Mata Hari, que viria a ficar famosa como espiã. Nascida na Holanda, Margaretha Gertrude Zelle, tentou ganhar a vida nos cabarés de Paris em 1905. Ela dizia que era indiana, filha de uma dançarina do Deus Shiva. Mas a carreira naufragou e ela virou cortesã.

Domínio Público

Mata significa 'sol' e Hari, 'olho do dia'. Mata Hari virou espiã ao conhecer Georges Ladoux, capitão da contraespionagem francesa. Ele a usava para obter informações das forças prussianas. Mata Hari recorria à sedução como arma. Apontada como espiã, foi julgada e condenada à morte por fuzilamento em 15/10/1917, aos 41 anos.

Domínio público

A história de Mata Hari já inspirou as artes. No cinema, o filme mais famoso sobre ela foi protagonizado por Greta Garbo e Ramon Novarro, em 1931.

Domínio Público

Dusko Popov. Sérvio, com aversão aos nazistas, ele se ofereceu para se infiltrar entre os alemães e atuou como agente duplo na II Guerra Mundial. O Japão era do Eixo, ao lado de Alemanha e Itália. E Popov estava de olho.

Domínio Público

O dia 7/12 é marcado pelo ataque da Marinha Japonesa à base americana de Pearl Harbor durante a II Guerra Mundial, em 1941. Mas você sabia que o governo dos EUA foi avisado de que o bombardeio aconteceria? Foi Popov que avisou.

Domínio público

Para ganhar a confiança dos alemães, Popov passava informações que pareciam ser 'sigilosas', mas que, na verdade, eram autorizadas pelos ingleses. Dados que só serviam para que os alemães achassem que Popov estava, de fato, entregando segredos dos 'inimigos'.

Domínio público

Foi graças a Popov que o número de nazistas na Normandia - onde soldados dos Aliados desembarcaram no Dia D (foto)-) foi menor do que o planejado inicialmente. Muitos alemães foram desviados para Calais, onde Popov disse que os inimigos desembarcariam.

Domínio público

Mas o alerta que Popov fez ao FBI (polícia federal americana) sobre Pearl Harbor foi desconsiderado. O diretor John Edgar Hoover não ligou quando Popov disse que a base naval americana no Havaí seria bombardeada.

Domínio público

Edgar Hoover (foto) depreciou o alerta porque Popov perdia credibilidade com sua vida boêmia. O espião bonito e sedutor era adepto das noitadas, com várias mulheres.

Domínio público

Mas foi justamente essa mistura de beleza, sedução e espionagem que atraiu a atenção do jornalista e escritor britânico Ian Fleming (foto). Ele conheceu Popov num cassino e decidiu criar um personagem inspirado no espião.

New York Post wikimedia commons

E Fleming criou ninguém menos que o agente secreto James Bond, o 007. Era o ano de 1953 e, dali para frente, 007 cresceria em fama. Em 1962, foi lançado o primeiro filme '007 Contra o Satânico Dr.No'. Até hoje, já são 26 filmes de 007.

Divulgação/Domínio Público - Montagem Flipar

Popov acabou se casando, teve três filhos e morreu em 1981, aos 69 anos. James Bond consagrou-se como o maior espião do cinema e já foi interpretado por vários atores. O mais recente é Daniel Craig (foto).

Reprodução / Instagram

Espionagens sempre foram uma preocupação para os governos. Agentes duplos com habilidade para disfarces e dissimulações podem determinar o rumo de decisões estratégicas. Veja outros espiões célebres.

Tumisu wikimedia commons

Richard Sorge - Oficial da Inteligência Militar Soviética, trabalhou disfarçado de jornalista boêmio e mulherengo na Alemanha nazista e no Japão durante a II Guerra Mundial

Bundesarchiv Bild wikimedia commons

Sorge informou ao líder soviético Josef Stalin sobre a Barbarossa, gigantesca operação de Hitler (rompendo acordo de não agressão), com 3 milhões de homens e milhares de veículos blindados e aviões. O aviso permitiu uma estratégia que derrotou os nazistas e manteve a URSS na guerra.

National Archives wikimedia commons

Descoberto, Sorge foi executado por enforcamento em Tóquio (Japão), em 7/11/1944, aos 49 anos. Ele é considerado herói russo. Na foto, um selo em sua homenagem.

domínio público

Kim Philby - Nasceu na Índia em 1912, quando o país era colônia britânica. A família se mudou para a Inglaterra e Kim tornou-se partidário do Comunismo, formando, em 1933, o grupo conhecido como Os 5 de Cambridge.

Domínio público

Kim ingressou no Serviço Secreto Britânico e passava informações aos soviéticos. Durante a Guerra Civil, em 1944, chefiou um serviço para descobrir agentes soviéticos na Inglaterra. Ou seja, passou a ser responsável por investigar a si mesmo. Kim é herói na Rússia.

Domínio público

Suspeito de traição, ele foi demitido em 1951. Acabou sendo desmascarado apenas em 1963 e fugiu para Moscou, onde viveu até sua morte, em 1988, de enfarte.

essuera pixabay

Markus Wolf - Nascido em 1923 na Alemanha, seus pais eram socialistas e membros do Partido Comunista. Por isso, a família foi para a União Soviética quando Hitler implantou o Nazismo.

Bundesarchiv Bild wikimedia commons

Após a II Guerra Mundial, Markus voltou a Berlim. Em 1953, passou a chefiar a divisão de espionagem. Determinava que agentes usassem o sexo para obter informações. Ele se aposentou em 1986 e, apesar de acusações de traição, sempre foi absolvido nos tribunais.

Bundesarchiv Bild wikimedia commons

Ficou conhecido como 'O Homem Sem Rosto' porque durante mais de 20 anos ninguém no lado ocidental da Alemanha tinha registro de sua identidade. Morreu dormindo, aos 83 anos, em sua casa, em 2006.

Bundesarchiv Bild wikimedia commons

Veja Mais