Saúde

Estudos descobrem altos níveis de microplásticos em garrafas de água mineral


Flipar
Ajay Suresh/Wikimédia Commons

Os resultados da análise de três marcas populares do produto nos Estados Unidos mostraram uma concentração bem maior que o imaginado do material.

Dantor / Wikimedia Commons

O estudo se valeu do Espalhamento Raman Estimulado (SRS), técnica que utiliza dois lasers simultâneos nas amostras para detectar materiais microscópicos.

Imagem de roymungez1 por Pixabay

A análise concluiu que em um litro de água mineral engarrafada há 240 mil fragmentos de plástico.

Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

A proporção é até cem vezes maior que as estimativas feitas anteriormente.

Divulgação

Os pesquisadores verificaram a presença de entre 110 e 370 mil fragmentos de plástico por litro de água.

Flickr/OregonStateUniversity

Do total, 90% se enquadravam no conceito de nanoplásticos (tamanho igual ou inferior a cem nanômetros, frações minúsculas).

Divulgação

No universo de plásticos encontrados, o mais comum foi a poliamida, uma espécie de náilon.

Divulgação

“É provável que venha (poliamida na água mineral) dos filtros plásticos usados para, em tese, purificar a água antes do engarrafe”, explicou o pesquisador Beizhan Yan, que integrou a equipe de estudos.

Divulgação

Outro plástico presente em abundância nas amostras foi o Polietileno Tereftalato, conhecido popularmente como PET (material comum na fabricação de garrafas).

Flickr BBQ Wholesale Centre

De acordo com os especialistas, o PET pode entrar na água por exposição da garrafa ao calor ou por repetidas aberturas e fechamentos da tampa, por exemplo.

Imagem de KK-Tom por Pixabay

Poliestireno, cloreto de polivinila e polimetilmetacrilato também foram tipos de plástico identificados em quantidade significativa no estudo.

Flickr ProcuraMed Saúde

'Os sete tipos de plástico que os pesquisadores procuraram representavam apenas cerca de 10% de todas as nanopartículas que encontraram nas amostras. Se todos forem nanoplásticos, poderão ser dezenas de milhões por litro”, afirmou em comunicado da Universidade de Columbia.

Flickr Gujarat Ion Exchange

Estudo similar desenvolvido na Espanha chegou a resultados também alarmantes sobre a presença de plástico em garrafas de água mineral.

Flickr laiba queen

A pesquisa foi conduzida pelo Instituto de DIagnóstico Ambiental e Estudos da Água (IDAEA) e pelo Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC) em parceria com o Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal).

Divulgação

Ao todo, 20 marcas de água mineral em garrafa foram objeto de análise e apenas uma não tinha microplásticos.

Reprodução Facebook

A análise encontrou em média 359 nanogramas de microplásticos por litro de água mineral, proporção similar à identificada em outro estudo prévio do mesmo consórcio com água de torneira.

Reprodução Facebook

“A principal diferença que encontramos é o tipo de polímero: na água da torneira encontramos mais polietileno e polipropileno, enquanto na água de garrafa detectamos principalmente tereftalato de polipropileno (PET), embora também polietileno”, explicou a pesquisadora Cristina Villanueva.

Divulgação

A partir dos dados, os pesquisadores espanhóis concluíram que uma pessoa habituada a beber dois litros de água mineral diariamente está ingerindo 262 microgramas de partículas de plástico por ano.

FREEPIK

Os riscos envolvidos na grande ingestão de micro e nanoplásticos pela água e também via alimentos têm sido objeto de estudos e ainda não estão claros. Há suspeitas de que aditivos e produtos químicos inseridos nos plásticos possam afetar a saúde humana.

Freepik

Veja Mais