História

O gênio assombroso de Michelangelo que até hoje impressiona


Flipar
Domínio Público - Wikimídia Commons

Trata-se de uma das obras-primas mais famosas do Vaticano. O conjunto de afrescos fica na capela onde os papas são eleitos durante o conclave. A pintura no teto foi feita entre 1508 e 1512.

FSU Guy - Wikimédia Commons

A imagem da Criação de Adão por Deus, com os dedos quase se tocando, foi feita em 1511 e é uma das mais reproduzidas e imitadas da história mundial.

Domínio Público - Wikimídia Commons

E o Juízo Final, pintado na parede da capela entre 1535 e 1541, é um dos marcos da cultura do Ocidente. Com 13,7m por 12,2m, traz uma concepção única da justiça divina, com Cristo na parte central, entre eleitos e condenados. Mortos ressuscitam e anjos tocam trombetas. Uma composição apoteótica.

Domínio Públoico

O gênio de Michelangelo já havia causado assombro outras vezes. Em 8/9/1504, a estátua de David foi exibida pela primeira vez. Dá pra imaginar o espanto das pessoas ao verem obra tão perfeita, em frente ao Palazzo della Signoria, sede do governo de Florença na época..

Imagem Free de squirrelsdoom por Pixabay

A escultura em mármore, de 5,17 metros de altura, representa o herói bíblico David, com uma pedra na mão (para enfrentar o gigante Golias). O corpo tem detalhes de músculos, tendões, veias pulsando (veja o detalhe na foto), que até hoje causam profunda admiração.

Jörg Bittner Unna wikimedia commons

Hoje, David está na Academia de Belas Artes, ainda em Florença, cidade que marca o auge da arte do Renascimento, da qual Michelangelo é um expoente. A escultura é uma das mais visitadas do mundo.

Jörg Bittner Unna - wkimedia commons

Michelangelo (foto de busto) foi pintor, escultor e arquiteto, um dos maiores nomes da arte ocidental (e mundial).

I, Sailko wikimedia commons

Veja outras obras impactantes criadas pelo mestre, que nasceu em Caprese, em 6/3/1475 e morreu em Roma, em 18/2/1564.

Domínio público

Pietà - A escultura que representa Maria, mãe de Jesus, com o filho morto nos braços, foi feita em 1499 e tem tamanha delicadeza que mal dá pra acreditar ser feita de mármore.

Imagem Free de Michal Lech por Pixabay

Pietà é a única obra de Michelangelo que leva a assinatura do autor na própria peça. Está na faixa que atravessa a roupa de Maria.

pixabay crop

A Pietà é uma das obras mais visitadas do Vaticano. E desde que sofreu um ataque em 1972, foi protegida por vidro à prova de bala. Tem 1,74 metro por 1,95 metro

Danilo Siqueira - Flickr

Moisés - A bela escultura ornamenta o túmulo do Papa Júlio II e tem veracidade tão impressionante que, ao terminar a obra, conta-se que Michelangelo gritou: 'Por que não falas?'. A estátua, feita entre 1513 e 1515, mostra o profeta acorrentado, com longas barbas.

JOERG BITTNER - Wikimédia Commons

E um detalhe...Uma radiação que sai da testa de Moisés foi traduzida como 'chifre' em escritos antigos, gerando polêmica. Mas trata-se de raios de luz que emanam da figura, patriarca de três religiões: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo.

Michelangelo wikimedia commons

A escultura de Moisés pode ser vista na Igreja de San Pietro in Vincoli, perto do Coliseu, em Roma.

JOERG BITTNER - Wikimédia Commons

Cúpula da Basílica de São Pedro - Michelangelo era tão genial que assumiu o posto de arquiteto oficial do Vaticano, em 1547. E projetou a imponente cúpula acima do altar, que chama atenção pela grandiosidade.

Jean-Pol GRANDMONT wikimedia commons

Tondo Doni - A pintura feita entre 1505 e 1507 leva este nome por causa do formato circular, mas também é chamada de Sagrada Família. Mistura o sagrado (Maria, José e Jesus em primeiro plano) com o profano (pessoas nuas ao fundo).

Domínio Público - Wikimídia Commons

Tondo Doni pode ser visto na famosa Galleria degli Uffizi, em Florença.

Chris Wee - wikimedia commons

Baco - A escultura do Deus do Vinho, da Mitologia Romana, foi feita entre 1496 e 1498 em mármore. Baco está acompanhado de um fauno.

Rufus46 - Wikimédia Commons

A obra feita por encomenda para um banqueiro e colecionador está hoje no Museu Nacional de Bargello, me Florença.

Rufus46 - Wikimédia Commons

Madonna de Bruges - Foi esculpida entre 1501 e 1504 retratando Nossa Senhora com o menino Jesus, fugindo do padrão comum. Ele está de pé, não nos braços da mãe.

Elke Wetzig - Wikimédia Commons

Essa Madonna é a única obra de Michelangelo que saiu da Itália. Foi comprada por comerciantes de Bruges, na Béligica (daí o nome) e está na Igreja de Nossa Senhora, a principal da cidade.

Autor Desconhecido - Wikimédia Commons

Túmulo dos Medici - Os Medici foram os mecenas de Michelangelo e o túmulo da família tem obras de arte do escultor, um dos principais pontos de atração de Florença.

Rabe , wikimedia commons

Piazza del Campidoglio - Como arquiteto, Michelangelo projetou esta praça (que é uma das mais importantes de Roma), todos os palácios no entorno e o pódio onde fica a estátua de Marco Aurélio no cavalo.

Ricardo André Frantz wikimedia commons

Michelangelo morreu em 1564, aos 88 anos, e seu túmulo é uma obra de arte projetada por Giorgio Vasari. Fica na Igreja de Santa Croce, em Florença.

Guia de Turismo de Florença. divulgação

Ele deixou uma obra inacabada: Pietà Rondanini retoma o tema de Maria diante da morte de Jesus. Está no Castelo Sforzesco, em Milão.

Paolo da Reggio wikimedia commons

E então? O que acha da obra de Michelangelo? Como um artista pode ser tão preciso na criação de detalhes em sua obra? Figuras assim surgem raramente na história da humanidade.

Domínio Público - Wikimédia Commons

Veja Mais