Notícias

Biólogo brasileiro contesta descoberta de nova Anaconda na Amazônia


Flipar
TechCrunch - Wikimédia Commons

Freek Vonk, cientista e apresentador de TV, disse que até então apenas uma espécie de sucuri gigante era conhecida na região. Mas agora uma outra foi identificada.

Reprodução redes social Freek Vonk

A nova sucuri-verde pertence à espécie Eunectes akiyama. Segundo ele, até então, se conhecia apenas a Eunectes murinus (foto).

Divulgação Instituto Butantan

O nome escolhido - ''Akayima' - vem de línguas indígenas do norte da América do Sul e significa 'grande cobra'”

Imagem de G.C. por Pixabay

O holandês Freek Vonk é da Universidade de Amsterdam. Ele entrou no rio e nadou ao lado da sucuri-verde.

Reprodução redes social Freek Vonk

Ele acenou para demonstrar que o tamanho da cabeça da cobra é quase o da sua própria cabeça.

Reprodução redes social Freek Vonk

Ele disse que essa cobra chega a 8 metros de comprimento e mais de 200 quilos. E que existem 2 espécies muito semelhantes entre si, mas com diferença genética de 5,5%

Reprodução redes social Freek Vonk

Esse percentual surpreendeu os cientistas porque é considerado elevado. Mais do que o dobro da diferença genética entre humanos e macacos, que é de cerca de 2%.

Imagem de Denis Doukhan por Pixabay

Entretanto, o biólogo Henrique Abrahão, influenciador digital da área de Biologia, que tem mestrado sobre sucuris e um livro científico sobre serpentes, disse que o relato de Vonk é sensacionalista e tem inconsistências, pois uma cobra de 8 metros teria pelo menos 400 kg, não 200. E ele acha que esse dado é exagerado.

Segundo o influenciador, ganhador do Prêmio Ibest 2023 na categoria Influenciador Digital em Meio Ambiente e Sustentabilidade, o maior exemplar da espécie já medido de forma científica tinha 5,21 metros, encontrado no ano 2000.

Outros 14 cientistas de 9 países participam dos estudos na Amazônia. Jesus Rivas, um dos pesquisadores, disse que em 2007 já havia percebido uma diferença genética entre as amostras venezuelanas e peruanas. Mas nenhuma tese sobre o assunto tinha sido consolidada.

Imagem de haim charbit por Pixabay

Henrique afirma que o estudo de Rivas está disponível para acesso dr pesquisadores e faz uma distinção entre sucuris de diferentes países, sem a abordagem sugerida por Vonk. Na foto, Rivas com uma sucuri no documentário 'Terra de Anaconda'

Reprodução de vídeo documentário Terra de Anaconda

O ator Will Smith participou da atual expedição para produzir a série 'Pole to Pole with Will Smith” (“De polo a polo com Will Smith”). Um documentário para a National Geographic.

Divulg

A Eunectes murinus, que já era conhecida, vive no Peru, Bolívia, Guiana Francesa e Brasil. E recebeu o nome popular de “anaconda verde do sul”.

Reprodução redes social Freek Vonk

A recém-descoberta Eunectes akayima, segundo os pesquisadores, habita o Equador, Colômbia, Venezuela, Trinidad, Guiana, Suriname e Guiana Francesa, conforme levantamento feito pelos pesquisadores. Eles a chamaram de “anaconda verde do norte”.

Reprodução redes social Freek Vonk

O estudo foi publicado na revista acadêmica The Conversation, da Austrália, e na revista científica Diversity.

O professor Bryan Fry, da Universidade de Queensland, disse que os trabalhos tiveram a colaboração do povo indígena Waorani

Kgbo wikimedia commons

Também conhecidos como Waos , os Waorani são um povo indígena da região amazônica do Equador ( províncias de Napo , Orellana e Pastaza )

FlickR Yasuni Waorani

Essa etnia tem cerca de 4.000 integrantes, que falam a língua Huaorani e que enfrentam a exploração de terras para extração de petróleo e madeira.

kate fisher wikimedia commons

As sucuris não são cobras venenosas. Elas utilizam seu grande porte como arma, enrolando a presa e apertando com força até matá-la

Wagnermeier wikimedia commons

Carnívoras, as anacondas se alimentam de peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos.

Imagem de Amrulqays Maarof por Pixabay

Embora não seja venenosa, a sucuri é tão gigantesca que apavora pela aparência temível. Tanto que já inspirou quatro filmes 'Anaconda', o primeiro deles lançado em 1997.

Divulgação

Na trama, Terri Flores (Jennifer Lopez) e o Capitão Mateo (Vincent Castellanos) entram na floresta equatorial amazônica com uma equipe de produção, para fazer um documentário sobre a tribo Shrishama. Durante uma forte tempestade, eles encontram o caçador de cobras Paul Serone (Jon Voight).

Divulgação

Veja Mais