Entretenimento

As pontes mais altas do mundo


Flipar
Mike McBey / Wikimedia Commons

Se levarmos em conta não apenas a estrutura da ponte, mas a profundidade de vales e desfiladeiros em que foram construídas, algumas pontes se destacam, a maioria na China. Veja quais são as pontes mais altas do mundo. Dá vertigem só de olhar! (na foto, a visão que se tem da ponte Beipanjiang, que mostraremos em seguida)

Glabb wikimedia commons

Beipanjiang - 565,4 metros - Inaugurada em 2003 sobre um desfiladeiro entre Yunnan e Guizhou, é uma ponte suspensa de aço a uma altura que equivale a um prédio de 200 andares (quase duas torres Eiffel). A ponte de quatro pistas integra uma rede de novas rodovias para locais antes inacessíveis, através de terrenos acidentados.

Glabb / Wikimedia Commons

Sidu - 496m - Inaugurada em 2009 na província de Hubei, na China. A ponte pênsil tem 1.222 metros de extensão e passa sobre o rio Sidu. Custou 85 milhões de euros (meio bilhão de reais).

Glabb / Wikimedia Commons

Puente Baluarte - 403m - Inaugurada em 2012, liga os estados de Sinaloa e Durango, no oeste do México. Passa sobre o Rio Baluarte e tem 1.124 metros de extensão.

Sakowski wikimedia commons

Baling - 370m - Inaugurada em 2009, sobre o Rio Baling, em Guizhou, na China, a ponte tem 2.237 metros de extensão, mas as torres ficam a 1.088 metros uma da outra. Por isso, fica a impressão de que a ponte levita.

Glabb / Wikimedia Commons

Aizhai - 350m - A ponte suspensa foi inaugurada em 2011 como parte de uma via expressa em Chongqing, na China.

Glabb / Wikimedia Commons

Liuguanghe - 305- Ponte de vigas em Liu Guangzhen, tem 580 metros de extensão e foi inaugurada em 2017.

Glabb / Wikimedia Commons

Zhijinghe - 294m - Ponte em arco na região das Três Gargantas, tem túneis que passam por dentro de montanhas. Inaugurada em 2009, em Hubei, na China, tem 430 metros de extensão.

Glabb / Wikimedia Commons

Gorge Bridge - 291m - Fica no Colorado (EUA) e integra o parque Royal Gorge, sobre o rio Arkansas. É um ponto turístico e, além de carros, a ponte recebe pedestres.

Bkthomson / Wikimedia Commons

Mike OCallaghan - Pat Tillman Memorial - 270m - A ponte em arco, inaugurada em 2010, liga os estados de Arizona e Nevada (EUA). Tem 579m de extensão e fica em frente à barragem Hoover, sobre o rio Colorado.

Mario Roberto Durán Ortiz / Wikimedia Commons

New River Gorge - 267m - A ponte fica na US Route 19, em West Virginia (EUA). Inaugurada em 1977, faz parte do Parque Nacional New River Gorge, muito visitado para rafting, mountain bike e escalada. Em outubro ocorrem celebrações

JaGa / Wikimedia Commons

Wulingshan - 263m - Ponte estaiada em Pengshui, China. Fica na via expressa G65 Baotou e tem 360 metros de extensão, sobre o rio Wu.

Glabb / Wikimedia Commons

Italia viaduct - 259m - Localizado na rodovia Salerno-Reggio Calabria, na Itália, atravessa o vale do rio Lao. Aberto em 1969, era o viaduto mais alto da Europa até 2004 (passou a perder justamente para o Millau, na França)

Glabb / Wikimedia Commons

Jiangjiehe - 256m - Ponte em arco concreto sobre o rio Wu. Fica em Guizhou, província na China onde há outras pontes incrivelmente altas mostradas nesta galeria. Faz parte da estrada provincial S205 entre Weng'an e Honghuagang.

Bru216 / Wikimedia Commons

Sfalassa - 254m - Inaugurada em 1974, fica na Calábria, Itália. E pode ser vista da área costeira, formando um belo cartão postal.

sergioven - wikimedia commons

Azhihe - 247m - Mais uma ponte em Guizhou, na China. Inaugurada em 2003, passa por dentro de túneis escavados em montanhas rochosas.

Glabb / Wikimedia Commons

Malinghe - 241m - Inaugurada em 2011, passa sobre o rio Malinghe, é mais uma ponte em Ghizou, província onde 92,5% da área são tomados por montanhas e colinas.

Glabb / Wikimedia Commons

Para efeito de comparação, veja uma das pontes mais famosas do mundo: a Golden Gate, em São Francisco (EUA). A distância entre a ponte e a água do estreito de Golden Gate é de 67 metros. Todas as que mostramos nesta galeria têm uma altura, pelo menos, quatro vezes maior!

Christian Mehfuhrer wikimedia commons

Veja Mais