Animais

Pra quem não viu: Macacos pegam celulares de turistas e trocam por comida


Flipar
Reprodução/Redes Sociais

A 'negociação' entre a mulher e o primata foi filmada no Templo de Uluwat, na Ilha de Bali, na Indonésia.

Reprodução/Redes Sociais

Reportagem do jornal O Globo mostrou que os macacos que habitam os arredores desse templo costumam 'roubar' objetos dos visitantes para usar como meio de troca por comida.

Jakub Ha?un/Wikimedia Commons

No vídeo, o macaco está sentado em um muro na lateral de uma escadaria e só entrega o celular quando ela oferece o que parece ser uma segunda fruta.

Reprodução/Redes Sociais

Em seguida, a mulher entrega o celular a um turista, proprietário do objeto.

Reprodução/Redes Sociais

Postagem da gravação no perfil 'Balitopholiday', no Instagram, explica que a mulher (Senhora Warlok) é uma guia conhecedora da estratégia para recuperar os bens tomados por macacos.

Reprodução/Redes Sociais

O texto faz um alerta aos turistas: 'Para aqueles que querem ou estão visitando este lugar, tenham cuidado com as suas coisas'.

Mx. Granger/Wikimedia Commons

'Se você for ao lado com a guia, recomenda-se ter cuidado extra com objetos como óculos, chapéus, bolsas, sandálias, e claro, o celular', explica a postagem.

Paskuu/Wikimedia Commons

'Para quem anda aqui independente, sem guia, é melhor ler as instruções e regras presentes em avisos por todos os cantos deste lugar', completa.

Jorge Láscar/Wikimedia Commons

Outro internauta escreveu: 'O templo de Uluwatu, em Bali, é o lar de engenhosos macacos de cauda longa que ganharam a reputação de roubar audaciosamente visitantes involuntários e guardar seus pertences até receberem comida como forma de resgate. Então quando você for lá, cuidado'.

CEphoto, Uwe Aranas/Wikimedia Commons

Em 2021, um estudo feito em parceria entre a Universidade de Lethbridge, no Canadá, e a Universidade Udayana, na Indonésia, identificou como esse comportamento ardiloso foi desenvolvido pelos macacos de Bali.

Artem Kavalerov/Wikimedia Commons

Os cientistas monitoraram esses animais ao longo de 273 dias entre os anos de 2015 e 2016.

Beej Nodora/Wikimedia Commons

De acordo com a observação, com o tempo os macacos perceberam quais pertences têm maior 'valor de troca'. Ou seja, quais podem resultar em mais comida.

Andrew Thomas/Wikimedia Commons

Um padrão foi notado nas negociações: a participação de uma guia do local e a necessidade de alguns minutos para a devolução do objeto 'roubado'.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Os primatas moradores do templo de Uluwatu aprendem essa artimanha até os quatro anos de idade.

Paskuu/Wikimedia Commons

Estudos da Universidade de Yale encontraram comportamento similar em macacos que habitam Porto Rico, território não incorporado dos Estados Unidos no Caribe.

Jorge Franganillo/Wikimedia Commons

A quantidade dessa espécie de macacos é tão grande no local que o templo de Uluwatu é também conhecido como Templo dos Macacos.

Paskuu/Wikimedia Commons

O templo de Uluwatu é considerado um local sagrado para o hinduísmo. Os adeptos dessa filosofia religiosa são a maioria entre os habitantes de Bali.

Paskuu/Wikimedia Commons

O santuário fica em um penhasco de 70 metros de altura recostado no mar.

Paskuu/Wikimedia Commons

Bali é uma das mais de 13 mil ilhas da Indonésia (considerado o maior arquipélago do mundo).

Andrew Thomas wikimedia commons

Veja Mais