Galeria Terra

‘Calculadora da morte’ criada por cientistas causa polêmica


Flipar
Aron Visuals Unsplash

Essa é a ideia da 'calculadora da morte', um projeto criado por pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), que está chamando a atenção pelas questões éticas que levanta.

dancycrave1 pixabay

Também chamada de 'life2vec', a 'calculadora da morte' analisa detalhes da vida das pessoas para prever o que pode acontecer no futuro, incluindo a morte.

Kenny Orr Unsplash

O algoritmo usa informações anônimas de milhões de pessoas na Dinamarca, coletadas pelo Instituto Nacional de Estatística do país.

John Unsplash

O sistema funciona de maneira semelhante ao ChatGPT e usa informações como data de nascimento, educação, benefícios sociais e histórico de trabalho.

Divulgação Open AI

O estudo destaca que a vida é uma 'sequência de eventos', e o algoritmo é capaz de prever com precisão o futuro com base em dados do passado e do presente.

Markus Spiske Unsplash

A taxa de acerto do programa foi de 78% nos casos estudados.

charlesdeluvio Unsplash

No entanto, especialistas estão preocupados com o uso comercial dessas informações em setores como seguros e serviços bancários, além do receio de que pode haver discriminação.

luis gomes pexels

De acordo com Sune Lehmann, um dos cientistas envolvidos na pesquisa, o algoritmo poderia ser usado para prever muitos aspectos da vida humana, como saúde, fertilidade e sucesso financeiro.

Priscilla Du Preez ???????? Unsplash

'Poderia prever resultados de saúde. Poderia prever a fertilidade ou a obesidade, ou talvez quem teria ou não câncer. Mas também poderia prever se você ganharia muito dinheiro', destacou Lehmann.

Allef Vinicius Unsplash

Por outro lado, o pesquisador destaca que o projeto ainda está em fase inicial. Ainda é necessário fazer muitas análises sobre como o algoritmo afeta diferentes grupos de pessoas e quais podem ser os efeitos a longo prazo dessas previsões.

Ryoji Iwata Unsplash

A 'calculadora da morte' está gerando um debate importante sobre a responsabilidade no desenvolvimento e uso de tecnologias de previsão.

Adi Goldstein Unsplash

Por um lado, é possível que grandes empresas se interessem em algoritmos semelhantes por motivos comerciais.

Robert Stump Unsplash

Em comparação com algoritmos desenvolvidos por gigantes como Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft, os cientistas falaram que 'eles também podem construir modelos do mesmo tipo, mas não os tornam públicos nem falam sobre eles'.

wikimedia commons Tyler Lahti

Por outro, a própria equipe da DTU concorda que está buscando uma abordagem científica aberta ao público.

wikimedia commons Finn Årup Nielsen

Segundo os cientistas, a dificuldade é equilibrar os avanços tecnológicos com considerações éticas, garantindo que essas ferramentas beneficiem a sociedade sem comprometer a privacidade ou promover a discriminação.

Chokniti Khongchum por Pixabay

Ainda assim, no meio científico, a 'calculadora da morte' está sendo considerada um avanço importante na ciência de dados e inteligência artificial.

pixabay

Isso porque, com base nos estudos iniciais, ela consegue mostrar tanto o potencial quanto os limites da tecnologia em entender a vida humana.

Alex Knight pexels

Embora a ferramenta traga oportunidades para avanços importantes em várias áreas, as inovações ainda devem ser vistas com cautela, por conta das possíveis implicações éticas.

pixabay

'Com uma amostra de pessoas entre 35 e 65 anos, procuramos prever com base em um período de oito anos, de 2008 a 2016, se a pessoa vai morrer nos próximos quatro anos, até 2020. O modelo faz isso muito bem, melhor do que qualquer outro algoritmo', afirmou Sune Lehmann.

Jon Tyson Unsplash

Veja Mais