Galeria Terra

Ampliação do Aeroporto de Congonhas: Veja as mudanças


Flipar
Reprodução TV Globo

O investimento na ampliação do aeroporto de Congonhas será de dois bilhões de reais, a cargo da concessionária Aena, que passou a administrar o terminal em 2023.

Divulgação Aena

A previsão é de que as obras comecem ainda este ano e sejam feitas até junho de 2028. A Aena divulgou projeções do novo aeroporto, que terá áreas de embarque e de check-in maiores.

Divulgação Aena

Atualmente, o pátio do aeroporto de Congonhas tem 12 posições para a parada dos aviões. O projeto prevê usar a parte em azul na ilustração para outros sete espaços.

Reprodução TV Globo

O novo pátio para as aeronaves terá 215 mil metros quadrados.

Divulgação Aena

Um dos objetivos com a ampliação é permitir a retomada de voos internacionais no aeroporto de Congonhas, como uma alternativa ao aeroporto de Guarulhos.

Reprodução TV Globo

Para isso, a nova estrutura deve permitir a operação de aviões maiores, como o Airbus A321, usado em voos internacionais para países da América Latina.

flickr david

Entretanto, há uma discussão em torno da viabilidade dessa proposta, já que o terminal de Congonhas fica em plena área residencial e um aumento do movimento poderia causar transtornos na vizinhança;

Valter Campanato - Agência Brasil

Por causa da localização em bairro residencial, já está garantido que, mesmo com o aumento do volume de passageiros, as regras de limitação com a prefeitura, como a restrição a voos de madrugada, será mantida.

Reprodução TV Globo

A expectativa é de que o número de passageiros no aeroporto possa aumentar de 22 milhões para 29,5 milhões de passageiros por ano.

Divulgação Aena

Congonhas é o segundo aeroporto mais movimentado do país, atrás apenas de Guarulhos. O terminal foi aberto em 1936 e passou por várias ampliações até chegar ao modelo atual.

Reprodução TV Globo

A Aena também anunciou para Congonhas a substituição das 12 pontes de embarque existentes e a criação de outras sete, além de novo sistema de processamento de bagagens com mais sete carrosséis e duas novas esteiras de restituição.

Divulgação Aena

E serão implantadas novas salas vip e uma nova sala de embarque remoto no hangar. A concessionária também se comprometeu a instalar uma nova subestação elétrica com uso de energia limpa.

Divulgação Aena

Também deve ser criada uma nova área para a parada de veículos de aplicativo chamados pelos passageiros no terminal.

Divulgação Aena

A área também servirá para uma integração com a futura Linha 17-Ouro do Metrô, cuja inauguração está prevista para 2026.

Divulgação Aena

A linha 17-Ouro do metrô terá 6,7 km de extensão e 8 estações. O ramal vai ligar o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda.

Marcos S. Santos - wikimedia commons

A Aena é uma empresa espanhola que assumiu 11 aeroportos em 2023, incluindo Congonhas.

Divulgação Aena

Os outros são: Uberlândia, Montes Claros e Uberaba (MG); Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã (MS); Santarém, Altamira, Carajás e Marabá (PA).

Ricardo Botelho/Ministério da Infraestrutura

Veja Mais