Galeria Terra

Substância química comum em picadas de formigas é encontrada em estrelas jovens


Flipar
Divulgação Nasa

Segundo a Nasa, são moléculas simples de ácido fórmico, que causa a queimação associada às picadas do inseto. Também foram encontrados dióxido de enxofre, metano e formaldeído. Para os cientistas, compostos sulfurosos como o dióxido de enxofre podem ter sido determinantes para a formação da vida na Terra.

Divulgação Nasa

A notícia chamou atenção para um inseto que, segundo pesquisa publicada no The Conservation, um portal de notícias com base acadêmica, é miúdo, mas se espalha de tal forma pelo planeta que ganha um gigantismo: a formiga.

Ronny Overhate por Pixabay

Eles estimam que, no planeta, existam 20 quatrilhões de formigas. Isso mesmo: 20.000.000.000.000.000 (20 seguido de 15 zeros). E as formigas desempenham papel fundamental na natureza.

wirestock por freepik

Vamos, então, a algumas curiosidades sobre as formigas. Elas dispersam sementes e arejam o solo, para que os nutrientes cheguem com mais facilidade até as raízes. Também decompõem matéria orgânica e criam habitat para outros animais.

Willfried Wende por Pixabay

Estudos recentes mostram que as formigas podem ser mais eficazes do que pesticidas na agricultura.

Mopsgesicht por Pixabay

Como também são predadoras, conseguem afastar certos insetos que se tornariam pragas nas áreas de produção de alimentos.

FRANCO PATRIZIA por Pixabay

Existem mais de 15,7 mil espécies e subespécies de formigas já catalogadas com nomes pelos cientistas.

LoggaWiggler por Pixabay

As formigas também são fundamentais para a preservação de algumas espécies. Há pássaros, por exemplo, que dependem das formigas para expulsar suas presas.

Nel Botha por Pixabay

Milhares de plantas alimentam ou abrigam formigas em troca de proteção ou dispersão de suas sementes. Por terem um alto grau de organização, elas estão em todas as partes do mundo, colonizando todos os ecossistemas, exceto nos polos.

Alexa por Pixabay

Elas se espalham por florestas, desertos, pastagens e áreas urbanas, entre outros habitats.

monsterpong09 por Pixabay

Mas as formigas proliferam com maior intensidade nas regiões tropicais. Elas vivem no solo, no subsolo e nas árvores.

???? ??????? por Pixabay

Para chegar ao número estimado de formigas no planeta, os pesquisadores lançaram mão de 489 estudos de populações de formiga conduzidos por cientistas em vários países.

Hans por Pixabay

Os pesquisadores que deram essas informações são Mark Wong, Benoit Guénard e Runxi Wang, de Hong Kong; François Brassard, da Austrália; Patrick Schultheiss e Sabine Nooten, da Alemanha.

e Jacky Barrit por Pixabay

As formigas geralmente se comunicam por meio de substâncias química chamadas feromônios. Elas formam colônias, chamadas de formigueiros, que abrigam milhares, às vezes milhões, de formigas. São estruturas altas, mas, geralmente, o ninho fica no subsolo.

Sergio Cerrato - Italia por Pixabay

As rainhas são responsáveis pela reprodução da espécie, já que são elas que acasalam e põem os ovos. Os machos não realizam nenhuma atividade no formigueiro e servem apenas para o acasalamento com as rainhas.

Ronny Overhate por Pixabay

Já as operárias são maioria. Elas não acasalam, pois são estéreis. Cuidam da rainha e de suas crias, saem à procura de alimento e defendem o ninho contra invasores.

Nortondefeis - wikimedia commons

O tempo de vida das formigas varia. As operárias vivem entre 3 meses e 3 anos. As rainhas podem chegar a 20 anos. Os machos morrem após a cópula.

vlada11 por Pixabay

As formigas conseguem carregar até 50 vezes o seu próprio peso. Seu tamanho oscila de 1,6 mm a 5 cm. Elas possuem duas antenas para tatear, cheirar e sentir o gosto; também há mandíbulas para cortar, pegar e triturar alimentos, cavar, apertar o inimigo até a morte.

Imagem de Timo Anjala por Pixabay

Algumas formigas são carnívoras e atacam aranhas, baratas e cupins, entre outros. Mas também há formigas que se alimentam de açúcar presente no néctar e na seiva das plantas.

kie-ker por Pixabay

Em contato com os pulgões, como na foto, as formigas os estimulam com as antenas e fazem com que eles excretem gotas de um líquido que elas ingerem e armazenam no estômago.

Jerzy Górecki por Pixabay

Algumas formigas usam a saliva para colar detritos de folhas, grãos de areia e outros materiais em seu ninho. Mesmo sendo um bicho minúsculo, existem tantas que a massa corporal, juntando todas, representa 1/5 do peso de todas as pessoas no mundo.

Sandeep Handa por Pixabay

Como existem 7,7 bilhões de habitantes na Terra, estima-se, então, que existam 2,5 milhões de formigas para cada ser humano na Terra.

Hans por Pixabay

Veja Mais