Galeria Terra

Teste aponta melhores marcas de café moído do mercado


Flipar
Alex Padurariu Unsplash

Cada jurado recebeu em casa uma caixa contendo porções de cada café identificadas apenas por números. E todas foram preparadas da mesma forma (40g de pó em 600 ml de água) na mesma marca de filtro de papel.

jcom por freepik

Veja os campeões na qualidade tendo aroma e sabor como referências.

- Marcelo Camargo/Agência Brasil

1º lugar: Três Corações: sabor com notas de chocolate e fruta, percebidas na boca. No aroma, notas de terra, avelã, nozes e caramelo queimado.

Divulgação

2º lugar: Melitta: notas leves de doçura e acidez no sabor e aromas sutis de frutas secas, rapadura e chocolate ao leite.

Divulgação

3º lugar: Fort: Uma linha da Três Corações. Tem torra menos intensa e moagem mais grossa, com sabor pouco amargo. Aroma suave de rapadura, frutas amarelas, caramelo e pão.

Divulgação

Os outros na ordem de preferência, foram do 4º ao 11º lugar, os seguintes: Café do Ponto, Caboclo, Pelé, Moraes,Bom Jesus, Pilão,Café Brasileiro e Jardim.

Imagem de Anja-#pray for ukraine# #helping hands# stop the war por Pixabay

Agora saiba mais sobre essa bebida especial. É hora de preparar um cafezinho perfeito.A bebida é um estimulante natural e pode dar aquela sacudida para as novas tarefas (desde, claro, que não haja impedimento pelo médico)

julius schorzman - wikimedia commons

Especialistas afirmam que o volume diário de café recomendado depende de cada pessoa. Um adulto saudável de 70 kg poderia, em condições normais, tomar até 400 mg de cafeína - 4 xícaras de café coado.

francycrave pixabay

É preciso ter atenção ao café expresso, que possui o triplo de cafeína do coado. Quem opta pelo expresso deve, portanto, tomar uma quantidade menor de xícaras. Além disso, a cafeína também está presente em mate, chá e guaraná (se a pessoa bebe tudo isso, pode acabar exagerando).

elias shariff falla pixabay

O Brasil é o maior exportador de café do mundo. Em fevereiro de 2024, houve, inclusive, uma alta de 48,9% nas exportações do grão, somando 3,6 milhões de sacas de 60 quilos que foram para o exterior.

Dornicke - wikimedia commons

São duas as espécies produzidas e cada uma tem características próprias: Arábica, que responde por 70% da produção, e Robusta (ou Conilon), com 30%.

@luccacafesespeciais

A Arábica é mais delicada, não aceita muita umidade e deve ser plantada em terrenos com altitude acima de 600 metros. É produzida, principalmente, em Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e São Paulo. Tem sabor suave. O grão tem 1,4% de cafeína.

pixabay

A Robusta é mais resistente e pode ser plantada desde o nível do mar até 600 metros de altitude. É produzida, principalmente, em Rondônia, Bahia e Espírito Santo. Tem sabor intenso. O grão tem 2,5% de cafeína.

reprodução RPC

Além do tipo de café, o ponto de maturação e o tipo de torra dos grãos também incidem no aroma e no sabor. Na produção de cafés extrafortes e tradicionais, sementes maduras de café são misturadas com outras que ainda não amadureceram, que passaram do ponto ou que estão quebradas. Daí o gosto mais amargo.

vandelino dias jr pixabay

Na produção de cafés especiais, são usados apenas os frutos maduros, que estão amarelos ou vermelhos. E poucos grãos imperfeitos passam pelo processo. Daí a qualidade superior.

embrapa divulgação

Seja tradicional, extraforte ou especial, qualquer café é apreciado em escala mundial. Faz parte do dia a dia da maioria dos habitantes do planeta. É a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água.

elias shariff falla pixabay

O café, além de estimulante, tem outras propriedades. Retarda o envelhecimento, protege contra Alzheimer, reduz o diabetes, fortalece a memória e acelera o metabolismo. Mas atenção: café velho é perigoso. Oxida e pode causar dor de cabeça, náusea e azia. A bebida dura uma hora. Não requente.

AmericanAez220 pixabay

No Brasil, é quase uma unanimidade, ingerido em 97% dos lares, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café. Veja, então, como preparar um café delicioso.

xiaojie zhao - pixabay

Para cada 300 ml de água (filtrada ou mineral), use 2 colheres de copa de café. Ferva a água até fazer bolhas grandes. Desligue o fogo e espere dois minutos antes de jogar a água no pó. A temperatura fica ideal.

Dan Bull - pixabay

Escalde o filtro com água quente antes de coar. Isso tira o gosto do papel ou do pano. A filtragem deve durar até 3 minutos. Depois disso, o café fica amargo.

foundry co - pixabay

Quem prefere usar cafeteira italiana deve ter atenção para desligar o fogão assim que começar a ouvir barulho. É sinal de que a água já subiu.

juraj varga pixabay

Muitas pessoas gostam de moer o café em casa na hora do preparo. Vários modelos de moedores estão disponíveis no mercado e uma das vantagens é o aroma que fica na casa.

Divulgação Flavours

Veja Mais