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Tecnologia nos ares: 2026 deve ter táxi voador não poluente


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Divulgação/EVE

A sigla eVTOL (em inglês) refere-se a veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, que já estão programados.

Divulgação/United

Chamado de carro ou táxi elétrico, o modelo de eVTOL da Embraer não emite poluentes e terá baixo custo

Divulgação/EVE

O eVTOL é silencioso, com ruídos até 90% inferiores aos de helicópteros

- Divulgação/Eve Air Mobility

O projeto da aeronave, que será construída em parceria com a Blade Air Mobility, foi apresentado na 54º Paris Air Show

Divulgação/Embraer

A Paris Air Show, na França, é a maior feira de aviação do mundo

- Divulgação/Airbus

Pelo planejamento da Embraer, haverá um estudo de rotas na Europa que tornem esse modelo de aviação sustentável

Anthony Beck por Pexels

A Embraer informou que esse trabalho de aplicações práticas será feito pela Blade, empresa de tecnologia em mobilidade urbana que está sediada em Nova York

Reprodução do site leianoticias.com.br

A intenção é popularizar a aviação elétrica a partir da criação de infraestrutura para expansão desse negócio

Divulgação/United

Andre Stein, co-CEO da Eve Air Mobility, declarou que a meta é tornar 'as viagens mais acessíveis para passageiros, além de impulsionar melhorias significativas para o meio ambiente'

Tomás Arthuzzi/Divulgação

O projeto prevê que o primeiro modelo de eVTOL comece a ser montado já no segundo semestre de 2023

Divulgação/Embraer

Pelo cronograma, serão realizados testes de voo no transcorrer de 2024 para que as operações comerciais aconteçam a partir de 2026

Divulgação/Gol

As empresas envolvidas no desenvolvimento do eVTOL firmaram parceria em 2022 para fornecer 200 exemplares à Índia

Divulgação/Embraer

Os acordos preveem também o fornecimento de 60 veículos anualmente para circular nos Estados Unidos

Divulgação/Embraer

A Embraer celebrou acordo com a japonesa Nidec Corporation para o desenvolvimento dos motores elétricos

Divulgação/Embraer

No fim de 2022, o BNDES informou a liberação de financiamento de R$ 490 milhões para a primeira fase de desenvolvimento dessas aeronaves

Miguel Ângelo/CNI

Em março de 2022, a Eve projetou entregar 340 eVTOLs em 2027 por US$ 3 milhões a unidade (R$ 14,3 milhões na cotação atual)

Divulgação/Embraer

Segundo o comunicado do banco, os primeiros protótipos do eVTOL terão capacidade para transportar quatro passageiros e mais o piloto

Divulgação/Embraer

A autonomia de voo dos primeiros modelos é de 100 quilômetros

Divulgação/Embraer

Em comunicado à imprensa, a Eve salientou que para implantar esses veículos na Europa será necessário contar com aprovações e certificados regulatórios

DIvulgação/Airbus

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