Notícias

Maldivas pode desaparecer até o fim do século; entenda


Flipar
Imagem de 12019 por Pixabay

A Assembleia teve como tema: “Construindo resiliência por meio da esperança!. Com o intuito de se recuperar de Covid-19, reconstruir a sustentabilidade e responder às necessidades do planeta. Além de respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas”.

Reprodução TV Globo

Abdulla Shahid, ministro das Relações Exteriores das Maldivas, é também líder do evento. Em seu discurso, chamou a atenção para a situação do país.

Instagram@abdulla_shahid_

O país está situado no continente asiático, no meio do Oceano Índico. É formado por 1190 ilhas, com praias, lagoas e recifes. Em virtude das paisagens paradisíacas, se tornou um destino turístico extremamente requisitado no mundo.

Reprodução TV Globo

De acordo com informações do Fórum Econômico Mundial, o nível dos oceanos pode subir cerca de 1,1 m nas próximas oito décadas por causa do aquecimento global.

Reprodução TV Globo

Por isso, até o ano de 2100, o arquipélago poderá ser totalmente submerso, visto que 80% das ilhas das Maldivas estão apenas um metro acima do nível do mar.

Reprodução TV Globo

Em maio de 2021, em entrevista à CNBC, Aminath Shauna, ministra do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Tecnologia, ressaltou que a República das Maldivas é o país mais vulnerável do mundo, considerando as mudanças climáticas.

Divulgação

“Nossa renda, nossa alimentação e nossa sobrevivência dependem de como lidamos com essas vulnerabilidades hoje. O futuro do nosso país, o futuro do nosso povo, o futuro da nossa cultura, tudo depende da nossa ação hoje”, explicou

Divulgação Twitter @GreenpeaceUK

Para conter as ameaças do clima, a República das Maldivas começou a adotar medidas como a redução das emissões de carbono e a construção de cidades flutuantes.

Instagram@abdulla_shahid_

A República das Maldivas é um pequeno país insular situado no Oceano Índico ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, ao sul do continente asiático. Ele possui ilhas localizadas a cerca de 450 km ao sul da península do Decão.

Imagem de Fonthip Ward por Pixabay

Possui um clima tropical e úmido com uma precipitação aproximada de 2 mil mm ao ano. O Islã é a religião predominante e obrigatória, a qual foi introduzida em 1153. Além disso, a nação foi colônia portuguesa (1558), neerlandesa (1654) e britânica (1887).

Maldivas - Imagem de 12019 por Pixabay

É a nação menos populosa da Ásia, assim como o menos populoso entre os países muçulmanos e também o menor da Ásia. Malé é a maior cidade e capital. Ela está localizada no extremo sul do Atol Kaafu e também é uma das subdivisões administrativas do país.

Ibrahim Asad/Wikimédia Commons

As Maldivas é um membro fundador da Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional (SAARC). É também membro da Organização das Nações Unidas, da Organização para a Cooperação Islâmica e do Movimento dos Países Não Alinhados.

domínio público

A pesca tem sido historicamente a atividade econômica dominante, e continua a ser o maior setor de exportação, seguido pelo rápido crescimento da indústria do turismo.

Reprodução TV Globo

Junto com Sri Lanka, é um dos dois únicos países do sul da Ásia com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado elevado, com a sua renda per capita sendo a mais alta entre os países da SAARC.

Genet wikimedia commons

De acordo a lenda maldívia, um príncipe cingalês chamado Koimale encalhou com sua esposa, filha do rei do Sri Lanka, em uma lagoa das Maldivas e dominou a região como o primeiro sultão.

Reprodução TV Globo

Com o passar dos séculos, as ilhas foram visitadas por marinheiros dos países do mar Arábico e dos litorais do oceano Índico, que deixaram a sua marca.

Reprodução TV Globo

No século XVI, entre 1558 e 1573, os portugueses estabeleceram uma pequena feitoria nas Maldivas, que administraram a partir da colónia principal portuguesa de Goa. Por quinze anos dominaram as ilhas, mas a atuação do feitor foi muito impopular.

Reprodução TV Globo

O país foi governado como um sultanato islâmico independente na maior parte de sua história entre 1153 e 1968. Foi um protetorado britânico desde 1887 até 25 de julho de 1965. Em 1953, por um breve período, implantou-se uma república mas o sultanato se restabeleceu. Em 1968, a república se firmou no país.

Reprodução TV Globo

As Maldivas são uma república presidencialista na qual o presidente é o chefe de estado e governo. O presidente é eleito por cinco anos, por voto secreto do parlamento e depois referendado pela população. O primeiro presidente eleito democraticamente nas Maldivas foi Mohamed Nasheed.

Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay

Em 26 de dezembro de 2004, as ilhas foram devastadas por um tsunami, que se seguiu a um forte terremoto, produzindo ondas de 1,2 a 1,5 metro de altura e inundando o país quase por completo.

Reprodução TV Globo

O idioma oficial das Ilhas Maldivas é o dhivehi. Devido ao turismo e à pouca difusão da língua nativa no panorama internacional, os funcionários de qualquer hotel costumam falar inglês. A moeda oficial na República das Maldivas é a rupia das Maldivas (MVR), mais conhecida como rufiyaa.

Ittemaldiviano ???????? Unsplash

A religião oficial da República das Maldivas é o Islã sunita. Trata-se de uma sociedade pouco radical, na qual o papel das mulheres adquire grande importância.

Imagem de Jonny Belvedere por Pixabay

Apesar de ser conhecida pelas belezas naturais, Maldivas também apresenta um lado obscuro. Há apenas oito quilômetros da capital Malé, Thilafushi é considerada a maior ilha de lixo do Oceano Índico.

Reprodução TV Globo

Um cenário bem diferente daquele que gera inúmeras curtidas nas redes sociais. Todos os dias são despejadas mais de 400 toneladas de lixo no local. De garrafas de champanhe a bateria de celular.

Reprodução TV Globo

De acordo com a ONG ambiental, Blue Peace, que desde 1989 trabalha na proteção do arquipélago maldívio, a superfície atual da ilha tem o tamanho equivalente a 70 campos de futebol. Todos os resíduos descartados no local são provenientes dos resorts da região.

Reprodução TV Globo

Veja Mais