Entretenimento

Último dia de Lollapalooza: Veja curiosidades do festival


Flipar
Divulgação/Lollapalooza

Origem do nome - Criador do evento nos Estados Unidos, em 1991, o cantor Perry Farrell declarou em entrevistas que ouviu o termo na série de humor “Os Três Patetas” e a sonoridade o agradou.

Caroline Bonarde Ucci/Wikimedia Commons

Lollapalooza é uma expressão usada em terras americanas para se referir a algo extraordinário ou incomum.

instagram/@lollapaloozabr

O início de tudo - Farrell pensou no evento como uma turnê de despedida de sua banda, a Jane’s Addiciton. Mas ele cresceu, ganhou características de festival anual e foi exportado para outros países.

Gustavo Paques/Wikimedia Commons

Na pátria-mãe - Nos Estados Unidos, o Lollapalooza acontece atualmente em Chicago, no estado de Illinois. Neste ano, serão quatro dias de programação, entre 1º e 4 de agosto, no Grant Park.

Swimfinfan/Wikimedia Commons

Uma ilustre desconhecida - Lady Gaga, quando ainda não era famosa, apresentou-se no Lollapalooza de Chicago em 2007 e a repercussão foi tímida.

Bronder/Wikimedia Commons

Três anos depois, já entre os maiores nomes do pop mundial, Lady Gaga voltou ao Lollapalooza nos Estados Unidos como atração principal do festival.

- Reprodução Youtube NFL

Expansão para a América do Sul - O Chile foi o primeiro país da região a receber o Lollapalooza, em 2011, na capital Santiago.

Constanza Gajardo/Wikimedia Commons

O Lollapalooza desembarcou no Brasil em 2012 e, desde então, aconteceu todo os anos - exceto em 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19.

Reprodução/@lollapaloozabr

Em sua primeira edição no Brasil, o Lollapalooza teve um público total de cerca de 130 mil pessoas.

Henrique Oli/Wikimedia Commons

No ano passado, esse número mais que dobrou: 302,6 mil ingressos foram vendidos, de acordo com dados oficiais da organização.

Liliane Callegari/Wikimedia Commons

Line-up - O Lollapalooza Brasil tem caprichado nos headliners ano após ano, com bandas como Pearl Jam, Foo Fighters e Red Hot Chili Peppers.

Paul/Wikimedia Commons

Pelo mundo - Outros países organizaram ou seguem organizando suas versões do Lollapalooza. Na América do Sul, a Argentina recebe o festival desde 2014. O deste ano será entre os dias 15 e 17 de março, no Hipódromo San Isidro, em cidade localizada na região metropolitana de Buenos Aires.

U.T.O.I Oficial/Wikimedia Commons

França (Lollapalooza Paris), Alemanha (Lollapalooza Berlim) e Suécia (Lollapalooza Estocolmo) são países europeus que recebem com frequência o festival. O Reino Unido já teve edições, assim como Austrália, Canadá e Israel.

Pistenwolf/Wikimedia Commons

A sede - Nos dois primeiros anos, o Lollapalooza Brasil aconteceu no Jockey Club, na capital paulista. Na estreia, com duas datas, e no segundo ano acabou expandido para três dias.

Gustavo Paques/Wikimedia Commons

A partir de 2014, o festival passou a ter lugar no autódromo de Interlagos, na Zona Sul paulistana. Já foram oito edições no local.

instagram/@lollapaloozabr

Gêneros musicais - O festival costuma ter em sua programação uma gama eclética, que vai do rock alternativo e o punk rock ao rapp, o funk e a MPB.

Fred Gasch/Wikimedia Commons

O número de artistas e bandas brasileiras foi aumentando ano a ano. Na edição de 2024, por exemplo, há mais de dez shows no line-up, como Marcelo D2, Luísa Sonza, BaianaSystem, Tulipa Ruiz, Titãs, Supla, Gilberto Gil, entre outro

- Divulgação Luisa Sonza / @paammartinss

Veja Mais