Gastronomia

As melhores sobremesas do mundo


Flipar
Divulgação

Entre as sobremesas selecionadas, uma brasileira está no Top 10, enquanto outras quatro compõem a lista das 100 mais saborosas, segundo a enciclopédia. Em quarto lugar está o crepe, que apesar de fazer sucesso no Brasil, é uma fina panqueca de origem francesa.

Freepik/Timolina

O TasteAtlas catalogou mais de 10 mil alimentos e bebidas e ainda há dezenas de milhares a serem pesquisados e mapeados. 

Divulgação/TasteAtlas

20º - Syrniki (Rússia): É uma sobremesa que consiste em panquecas fritas de queijo cottage, geralmente acompanhadas com mel, geléia de frutas, creme de leite ou purê de maçã. Faz parte da culinária russa (onde às vezes também é chamada de tvorozhniki), bielorrussa, ucraniana, letã e lituana.

Divulgação/TasteAtlas

19º - Kun?fah (Egito): Consiste em duas camadas crocantes de massa kataifi ou knefe ralada e amanteigada, recheada com um delicioso creme de queijo que geralmente é aromatizado com raspas de laranja e cardamomo. Depois, é embebido em xarope de açúcar com suco de limão e água de flor de laranjeira.

Divulgação/TasteAtlas

18º - Medovik (Rússia): É um popular bolo de mel russo em camadas que consiste em esponjas quase parecidas com biscoitos com infusão de mel, revestidas com finas camadas de creme. Embora existam inúmeras variações do bolo, o creme costuma ser preparado com chantilly ou diversas combinações de leite condensado e manteiga.

Divulgação/TasteAtlas

17º - Kaiserschmarrn (Áustria): Também conhecida como bagunça do imperador , esta sobremesa austríaca pode ser descrita como uma panqueca mexida fofa e levemente caramelizada. Diz a lenda que Kaiserschmarrn era a sobremesa favorita do Kaiser Franz Joseph I, de quem recebeu o nome.

Divulgação/TasteAtlas

16º - Sernik (Polônia): É um cheesecake da Polónia, proveniente de antigas tradições cristãs e judaicas. É feito com ovos, açúcar e twaróg - um tipo de requeijão usado em sobremesas há centenas de anos. Acredita-se que o sernik tenha se originado no século XVII, quando o rei Jan III Sobieski trouxe a receita consigo após sua vitória contra os turcos na Batalha de Viena.

Divulgação/TasteAtlas

15º - Suflê de chocolate (França): É uma sobremesa francesa requintada que combina chocolate amargo com uma base cremosa de gema de ovo e claras fofas. Normalmente preparado em ramequins pequenos, deve ser sempre assado levemente para ficar macio e aveludado no meio, com uma cobertura deliciosa e crocante.

Divulgação/TasteAtlas

14º - Doce de leite (Argentina): É um tipo de doce de leite condensado originário da Argentina e do Uruguai. Tradicionalmente, é feito aquecendo o leite de vaca adoçado até caramelizar e atingir uma consistência espessa, suficiente para servir de pasta, recheio de bolos e tortas ou cobertura de sorvete.

Divulgação/TasteAtlas

13º - Dondurma (Turquia): Acredita-se que o sorvete turco seja originário da cidade de Mara? – daí o nome – e o que realmente o diferencia de outras variedades é sua resistência ao derretimento e uma textura particularmente densa e em borracha. Essas qualidades são obtidas pela adição de dois agentes espessantes à mistura básica de leite e açúcar: a goma árabe, também conhecida como resina de aroeira, e o salepo — um tipo de farinha feita a partir da raiz da antiga orquídea roxa.

Divulgação/TasteAtlas

12º - Crème brûlée (França): Esta tradicional sobremesa de creme de ovo consiste em gemas, creme, açúcar e baunilha, com uma crosta dura e queimada de caramelo. A combinação é cozida, transferida para ramequins, escalfada em banho-maria e bem resfriada. O creme resfriado é normalmente colocado em pratos largos e planos e depois coberto com açúcar mascavo, que é caramelizado na grelha ou com maçarico.

Divulgação/TasteAtlas

11º - Tiramisu (Itália): Embora seja na verdade uma invenção bastante recente, esta sobremesa de biscoitos embebidos em café e cobertos com creme de mascarpone. Goza de um status icônico entre as sobremesas italianas. Seu nome deriva da frase tirami sù , expressão italiana que significa literalmente me pegue, uma referência aos efeitos edificantes do açúcar, do licor e do café.

Divulgação/TasteAtlas

10º - Sorvete de creme coagulado (Inglaterra): É um sorvete tradicional britânico associado à Cornualha, embora seja vendido em supermercados em todo o Reino Unido. Este sorvete é feito com leite integral da Cornualha, ovos e creme de leite. A utilização do creme coagulado da Cornualha confere ao sorvete um sabor único e uma consistência aveludada.

Divulgação/TasteAtlas

9º - Makroud el louse (Argélia): São biscoitos argelinos sem farinha, compostos por amêndoas, ovos, açúcar e aromatizante de água de flor de laranjeira. Assados ??até dourar levemente, esses biscoitos são normalmente misturados com açúcar de confeiteiro para ficarem completamente revestidos. Depois de consumido, o makroud el piolho deve derreter na boca.

Divulgação/TasteAtlas

8º - Carlota de limón (México): É uma sobremesa mexicana refrescante que consiste em camadas alternadas de biscoitos Maria esfarelados e creme feito com suco de limão e leite. O creme deve ser congelado até quase atingir a consistência de sorvete.

Divulgação/TasteAtlas

7º - Caudas de anágua (Escócia): Ganharam seu nome peculiar e formato distinto por se assemelharem aos pedaços de tecido usados ??para criar as elaboradas anáguas do século 16, incluindo a de Maria, Rainha da Escócia, que tinha a fama de ter gostado particularmente desses biscoitos doces e amanteigados. .

Divulgação/TasteAtlas

6º - Bombocado (Brasil): É uma sobremesa brasileira feita com parmesão ralado, coco ralado, farinha, leite, manteiga, ovos e açúcar. A mistura é assada, resfriada e depois cortada em fatias. Essa sobremesa costuma ser preparada para o Dia da Independência e é recomendável servi-la com um bocado de chantilly e uma caneca de café brasileiro como acompanhamento.

Divulgação/TasteAtlas

5º - Kladdkaka (Suécia): Uma das sobremesas suecas mais populares é um rico bolo de chocolate conhecido como kladdkaka. Esta clássica criação sueca combina ovos, cacau (ou chocolate), manteiga, açúcar e farinha em uma sobremesa densa e deliciosa. Durante o cozimento, o bolo deve permanecer sempre úmido no centro, enquanto a camada externa se transforma em uma camada fina e crocante.

Divulgação/TasteAtlas

4º - Crepes (França): Estas panquecas finas são feitas com farinha de trigo e têm origem na região francesa da Bretanha. Embora sejam um alimento básico francês e um prato nacional, os crepes são tão populares que se espalharam pelo mundo desde a virada do século 20, quando a farinha de trigo branca se tornou acessível.

Divulgação/TasteAtlas

3º - Queso helado (Peru): É uma sobremesa peruana muito parecida com o sorvete e é originária de Arequipa. Geralmente é feito com uma combinação de leite integral, leite evaporado, canela, cravo, coco ralado, açúcar e gema de ovo. Ambos os tipos de leite são cozidos com canela, cravo, coco e açúcar.

Divulgação/TasteAtlas

2º - Pastel de Belém (Portugal): É um tradicional pastel de nata português e antecessor do famoso pastel de nata. As tortas são feitas com uma casca de massa recheada com uma combinação de leite, ovos, açúcar, limão e canela. A primeira receita de pastel de Belém remonta a 1837, altura em que foi produzido pelos monges do mosteiro dos Jerónimos.

Divulgação/TasteAtlas

1º - Pastel de nata (Portugal): É um tradicional pastel de nata português popular em todo o mundo. Acredita-se que para melhor resultado o recheio não deve ser muito doce e não deve ter sabores de limão nem baunilha. Em vez disso, as tortas devem ser polvilhadas com canela e, de preferência, acompanhadas de uma xícara de café.

Divulgação/TasteAtlas

Algumas outras sobremesas brasileiras também entraram na classificação e merecem o nosso destaque. Confira os outros quatro doces oriundos do solo brasileiro que também fazem parte da lista da TasteAtlas.

Divulgação/TasteAtlas

32º - Pudim de leite condensado (Brasil): Esta sobremesa tradicional brasileira é uma espécie de pudim cremoso coberto de caramelo. Embora existam tantas variações da sobremesa quantas famílias no Brasil (e em toda a América Latina), os ingredientes padrão do pudim de leite condensado incluem leite condensado, leite integral normal, ovos e açúcar.

Divulgação/TasteAtlas

36º - Brigadeiro (Brasil): É uma sobremesa brasileira feita pelo aquecimento de três ingredientes principais - manteiga sem sal, cacau em pó e leite condensado, que são então enrolados em uma pequena bola, com formato semelhante a uma trufa. Feito pela primeira vez na década de 1940, quando faltavam frutas e doces, o brigadeiro nasceu da criatividade com poucos ingredientes.

Divulgação/TasteAtlas

37º - Mousse de maracujá (Brasil): Popular no Brasil, a sobremesa é composta por maracujá fresco, leite adoçado e creme de leite, produto semelhante ao leite evaporado.

Divulgação/TasteAtlas

51º - Pavê (Brasil): É uma popular sobremesa brasileira em camadas, semelhante ao tiramisu e que não precisa ser assada. Consiste em uma combinação de biscoitos ladyfinger, creme, ovos, leite condensado e chocolate. É uma sobremesa tradicional no Brasil, onde cada casa tem sua variação. Por isso, há receitas de morango, abacaxi, chocolate branco, coco e pavê de amendoim, entre outras.

Divulgação/TasteAtlas

Veja Mais