Notícias

Jogador burla lei e cria cachorro proibido na Inglaterra


Flipar
Rock City Kennels wikimedia commons

Mas o goleiro espanhol David Raya, titular do clube inglês Arsenal e convocado pela Espanha para enfrentar a Seleção Brasileira no amistoso em março, possui um cachorro dessa raça em casa. A imprensa descobriu e a polêmica está lançada. Na foto, Raya com a familia- incluindo o cão de estimação.

David Raya, goleiro espanhol titular do Arsenal e convocado pela Espanha para enfrentar a Seleção Brasileira no amistoso nesta Data Fifa de março, vive uma polêmica extracampo na Inglaterra. Isto porque a imprensa britânica descobriu que ele possui um cac

Já em setembro de 2023 uma restrição havia sido anunciada após a morte de uma pessoa atacada por um cachorro. E outras ficaram feridas. Pouco depois a castração se tornou compulsória e os tutores só poderiam manter os animais se fizerem cadastro especial.

Ildar Sagdejev wikimedia commons

No Brasil, ataques de pitbull são recorrentes. Em julho de 2021 pai e filho que foram atacados ganharam o direito à indenizacao de R$ 12,5 mil após decisão da 1ª vara Cível de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. A criança ficou ferida nas nádegas e o pai teve lesões no rosto, braço e perna.

Freepik 

Ataques de pitbull se sucedem no Brasil. Em 16/9, em Nova Lima (GO), um cão invadiu uma oficina e atacou 4 crianças que brincavam com um cachorro doméstico.

Divulgação

No dia 12/9, um outro caso havia assustado: um menino de 8 anos foi atacado por um pitbull, enquanto brincava na rua, no município goiano de Iporá. Joaquim teve ferimentos na barriga e escoriações. O cão tinha fugido da casa da vizinha.

Reprodução Arquivo pessoal

No dia 13/9, um pitbull atacou o próprio tutor, quando ele desceu do telhado de casa, no bairro Campos Elíseos.

Reprodução TV Record

O tutor foi socorrido por vizinhos e levado ao hospital. Ele ficou ferido nos braços e nas pernas.

Reprodução Tv Record

Em 16/1/2023, um pitbull atacou uma menina de 1 ano em Niterói (RJ). Ela teve a mandíbula fraturada e sofreu ferimentos no rosto e no pescoço. O cão tinha fugido da casa do vizinho, que foi autuado pela polícia por omissão de cautela com o animal.

reprodução tv

Em 23/5/2023, João dos Santos Ferreira, de 71 anos, foi atacado e morto pelo próprio pitbull, em Quintino, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A polícia teve que atirar no cão para interromper o ataque, mas já era tarde.

Reprodução redes sociais

Em 13/8/2023, um menino de 12 anos foi atacado por um pitbull em Quixeramobim, no interior do Ceará, e sofreu ferimentos profundos na perna. O tutor foi indiciado por omissão.

Arquivo pessoal

Em 2022, foram muitos casos. As imagens do ataque de um pitbull a uma criança na Baixada Fluminense chocaram o público. No vídeo, de 30/6/2022, é possível ver o avanço do animal sobre o garoto de 10 anos, que foi socorrido pelo irmão e por um vizinho.

reprodução TV

O menino, Nicolas Paz, teve a panturrilha dilacerada pelo animal que, segundo moradores, foi abandonado na rua e passou a atacar pessoas.

reprodução tv

Em 15/4/2022, um pitbull atacou um comerciante e matou o cãozinho dele, Chocolate (foto), em Três Pontas (MG). Uma senhora já tinha sido atacada na véspera. Para salvá-la, populares agrediram o cão, que havia fugido de casa. Ele foi sacrificado.

divulgação Equipe Positiva

Em fevereiro, também em Três Pontas, uma criança foi atacada por um pitbull que havia fugido de casa. Ela ficou muito ferida. Foi salva por um lutador de jiu jitsu que conteve o animal. O dono não foi identificado.

reprodução TV

Em 25/4/2022, um pitbull atacou duas jovens da própria casa onde ele havia sido adotado, no Distrito Federal. As vítimas, de 16 e 18 anos, foram feridas na perna, braço e mão. O cão (foto) foi apreendido pela polícia.

divulgação CBM-DF

Em 6/6/2022, um pitbull só parou de atacar um outro cachorro em São Miguel do Guamá, no Pará, quando recebeu golpes na cabeça. Populares fizeram isso para salvar o cão ferido.

reprodução instagram

Em 7/6/2022, um homem quebrou o dedo durante um ataque de pitbull em Linhares (ES). Ele passeava com o cãozinho quando a fera chegou. O dono, ao tentar parar o cão, também foi mordido.

reprodução TV

Em 13/6/2022, um pitbull solto na rua atacou uma mulher e a neta dela em Votorantim (SP). A avó teve fratura exposta no braço ao defender a neta, que sofreu lesões na perna, no pescoço e na cabeça.

oknazevad wikimedia commons

Em 16/6/2022, a cadelinha Jolie (foto), de 1 ano e meio, foi morta por um pitbull ao passear no Rio de Janeiro. O dono de Jolie disse que o pitbull pertencia ao dono de uma banca onde eles pararam para ver CDs. Estava sem coleira e sem focinheira.

reprodução redes sociais

Em 17/6/2022, um pitbull atacou um pequeno chihuahua num restante 'pet friendly' (que aceita animais). Um sufoco para salvar o bicho.

reprodução Twitter

Em 27/6/2022, um pitbull arrancou a cabeça de um cãozinho poodle em Araçatuba (SP).A dona do cão, uma idosa, disse que 'acidentes acontecem'. O FLIPAR optou por não reproduzir a imagem terrível.

Carptrash wikimedia commons

Os cães da raça pitbull, obrigatoriamente, só podem estar fora de casa usando focinheira. E os tutores respondem na justiça em caso de infração.

Adam Jones wikimedia commons

Pitbull é a abreviação de American Pit Bull Terrier, raça oriunda dos EUA. Foi desenvolvida no século 19 e descende do (agora extinto) bull-and-terrier (fruto do cruzamento de buldogue e terrier)

domínio público

Originalmente criado para rinha de cães, hoje é usado para caça e guarda. Os cães pitbull são extremamente fortes e ágeis. Tem estruturas óssea e muscular bem desenvolvidas. Quando atacam, as lesões são sérias. A força da mordida pode chegar a 106,59 kg.

pixabay

Segundo os especialistas, cães pitbull podem ser mansos se forem bem tratados e adestrados desde cedo. No entanto, há registros de casos de ataques de pitbulls até mesmo aos donos.

Dante Alighieri wikimedia commons

Vários países adotam regras para coibir ataques de pitbulls. Mas alguns preferiram banir o animal, para não correr riscos, já que muitos donos desobedecem as leis e quem paga o pato são pessoas ou animais inocentes. É proibido ter pitbulls na Inglaterra, na Noruega e na Dinamarca

Joana CM pixabay

Em 24/3/2023, um caso na Colômbia chamou muito a atenção: uma mulher, atacada pelo pitbull de estimação, foi salva por vizinhos após se arrastar até o elevador.

reprodução Twitter

Veja Mais