Mundo

Belas mesquitas pelo mundo: fé, arte e arquitetura


Flipar
jpeter pixabay

Sheikh Zayed (Emirados Árabes) - Localizada em Abu Dhabi, é uma das maiores do mundo, com capacidade para 40 mil fiéis. Tem mais de 1.000 colunas, 83 cúpulas e 24 candelabros banhados a ouro. Outra atração é o tapete: o maior trançado a mão no planeta.

Reprodução do site memphistours.com

Hassan II (Marrocos) - Uma das mesquitas com mais bela paisagem do mundo, fica à beira do Oceano Atlântico, na famosa cidade de Casablanca. É a maior mesquita da África e a sétima maior do mundo, para 105 mil fiéis.

Errammani abderrazak wikimedia commons

Al Haram (Arábia Saudita) -Fica em Meca - cidade sagrada para onde os muçulmanos se voltam durante as orações. Um emblema no Islamismo, pois é nesta mesquita que fica a famosa Kaaba, o local mais sagrado para os muçulmanos, ponto de peregrinação mundial. No Islã, acredita-se que a Kaaba foi construída por Abraão

Prof. Mortel wikimedia commons

Al-Nabawi (Arábia Saudita) - Fica na cidade de Medina, uma das mais sagradas para o Islã. É ali que estão sepultados o profeta Muhammad e os califas Bakr e Umar. Tem capacidade para 1 milhão de devotos.

Konevi pixabay

Al-Aqsa (Israel) - Terceiro local mais sagrado do Islamismo, depois de Meca e Medina. Fica em Jerusalém, na Cidade Antiga, e é Patrimônio Mundial (Unesco). Os muçulmanos acreditam que Muhammad foi transportado de Meca para Al-Aqsa durante a noite. Tem uma nave central com seis laterais. E cúpula folheada a prata.

konevi pixabay

Sheikh Lotfollah (Irã) - Fica na cidade de Isfahan. Construída entre 1603 e 1619, tem uma cúpula completamente decorada com desenhos típicos da arte iraniana, lembrando delicadas penas de pavão.

Nicolas Hadjisavvas wikimedia commons

Mesquita Azul (Turquia) - Fica em Istambul, cidade que foi capital turca até a queda do Império Otomano (dando lugar a Ancara). Seu nome oficial é Sultão Ahmed, responsável por sua construção no século 17. Curiosamente, o azul não é visto por fora: se refere aos azulejos localizados dentro do templo.

VisionPics pixabay

Mesquita dos Omíadas - Umayyad (Síria) - Também chamada de Grande Mesquita de Damasco, fica na capital síria e é um dos locais mais sagrados para os muçulmanos. - local para onde Jesus retornará no fim dos tempos. Nela fica o mausoléu de Saladino. Patrimônio Mundial (Unesco).

Vyacheslav Argenberg wikimedia commons

Mesquita Faisal (Paquistão) - Fica na capital, Islamabad, e é a maior mesquita do país. Inaugurada em 1986, após dez anos de construção, tem design moderno e tornou-se um marco na cidade. Seu nome é em honra do rei saudita Faisal bin Abdulaziz Al Saud.

Reprodução do site memphistours.com

Ibn Tulun (Egito) - É a mesquita mais antiga da África, construída no ano 884. É a maior mesquita do Cairo e fica na colina de Gebel Yashkur, compondo uma paisagem urbana em que é rodeada de casas e prédios na capital egícpia. Sua decoração tem estilo Samarra, com uso de estuque e madeira esculpida.

Ahmedalbadawy wikimedia commons

Wazir Khan (Paquistão) - Construída no século 17 na cidade de Lahore. O interior é decorado com afrescos e o exterior tem azulejos no estilo persa kashi-kari. A mesquita tem o túmulo do santo sufi Syed Muhammad Ishaq Gazruni, conhecido como Miran Badshah.

Moiz Ismailli wikimedia commons

Nusrat Djahan (Dinamarca) - Fica na capital Copenhague e é uma mesquita que foge do padrão tradicional. Construída em 1967, é a primeira mesquita da Dinamarca e foi financiada pela Comunidade Muçulmana Ahmadiyya. Tem capacidade para 120 pessoas. Pequena, mas graciosa.

Domínio público

Menção especial a um caso curioso: Mesquita de Córdoba (Espanha) - Foi erguida durante a dinastia islâmica na Península Ibérica, no local da antiga Basílica de São Vicente de Lérins. Mas em 1236, quando a cidade voltou ao domínio cristão, o templo foi convertido em igreja católica. Ou seja, muitos chamam de mesquita, mas é igreja.

Bobo Boom wikimedia commons

Mesquita de Cristal (Malásia) - Inaugurada em 2008, fica no Parque do Patrimônio Islâmico na ilha de Wan Man, em Terengannu. Mistura tradição com um certo efeito futurista, devido à cúpula e aos minaretes de ferro, num tom cinza-prata que congrega elementos de vidro e cristal, brilhando ao sol.

Divulgação Trip Advisor

Qolsharif (Rússia) - Fica em Kazan Kremlin. Construída no século 16, tem elementos renascentistas e predominância das cores azul e branca. Sua capacidade é para 6 mil devotos. E à noite tem iluminação especial, que valoriza a suavidade da arquitetura da nave e dos minaretes.

Yusipov Linar wikimedia commons

Mesquita de Xi'An (China) - Não parece, mas é uma mesquita. Foi construída durante a dinastia Ming e tem arquitetura chinesa, mas é dedicada à fé islâmica. Ocupa 12 mil m². Capacidade para mil fiéis.

Gerd Eichmann wikimedia commons

Mesquita de Ubudiah (Malásia) - Fica em Kuala Kangsar. Inaugurada em 1917, tem estilo arquitetônico indo-sarraceno, com farto uso de mármore branco e uma grande cúpula dourada

Banja Frans Mulder wikimedia commons

No Brasil, a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab é a maior que existe. Fica em Foz do Iguaçu (PR). É um templo sunita inaugurado em 1983, numa área de 20 mil m2. Sua arquitetura é inspirada na mesquita de Al-Aqsa que fica em Jerusalém e está nesta galeria.

SamirNosteb wikimedia commons

Veja Mais