Mundo

Mapa chinês mostra dimensão dos idiomas no mundo


Flipar
Pixabay

Com isso, 23 línguas são nativas para 4,1 bilhão de pessoas.

Imagem de maps-for-free por Pixabay

O inglês é o primeiro que vem à cabeça quando se pensa em um idioma universal. Outras línguas, como espanhol, português e mandarim, também estão presentes em vários países.

Pixabay

O portal SMPC (South China Morning Post) criou um mapa-múndi em que as fronteiras e dimensões dependem do número de pessoas que falam cada idioma de forma nativa (e não como uma segunda língua)..

Pixabay

Completamente dominado pelo mandarim, o mapa, representado em milhões, também destaca o crescimento do inglês, espanhol e hindi.

Divulgação SCMP

A partir de agora, o Flipar te mostra as línguas mais faladas no mundo, representadas pelo mapa.

A primeira não podia ser outra. O mandarim, com pouco mais de 1 bilhão de pessoas, é a língua com mais nativos no mundo.

Divulgação SCMP

Esse número se deve à enorme população da China, que já chega a quase 1 bilhão e meio de pessoas.

Yinan Chen por Pixabay

A China é uma das principais potências mundiais, especialmente devido à sua força industrial.

Yan Ke/Unsplash

Depois do mandarim, a língua com mais nativos no mundo é o espanhol, somando 399 milhões de pessoas.

Divulgação SCMP

Embora a Espanha tenha apenas 40 milhões de habitantes, o idioma se estabelece praticamente em toda a América Latina e Central, por conta da colonização dos europeus.

High source wikimedia commons

Com quase 340 milhões de nativos, o inglês é a terceira língua com mais nativos no mundo. Porém, é considerado o principal idioma de comunicação global, e inúmeras pessoas a têm como segundo idioma.

Divulgação SCMP

Boa parte do domínio da língua inglesa no mundo se deve aos Estados Unidos, principal potência mundial, e ao Império Colonial Britânico.

Vincent RCT Photographies - Flickr

Junto do inglês, e outras 20 línguas, o hindi é um dos idiomas dominantes na Índia. Um dos países com mais habitantes no mundo (1,4 bilhão) integra o BRICS, e também está em constante crescimento.

Divulgação SMPC

O território do país que tem Nova Déli como capital se estende pelo sul da Ásia. A maior parte da população vive no campo.

Imagem de confused_me por Pixabay

A agricultura é a principal fonte econômica do país, que tem um dos maiores PIBs do mundo, apesar da baixa renda per capita.

O português, com 203 milhões de nativos, é o quarto maior idioma do mundo. Além do Brasil e Portugal, a língua é falada em 6 países africanos e 1 asiático.

Divulgação S

São eles: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique (foto) e São Tomé, e Príncipe, na África, e Timor Leste, na Ásia.

Hansueli Krapf - Wikimédia Commons

Portugal colonizou todos esses países, juntamente com o Brasil, e por isso o idioma se consolidou.

Reprodução

Veja Mais