Galeria Terra

Moradora do RJ de quase 120 anos intriga cientistas da USP


Flipar
reprodução redes sociais

Tendo ela como exemplo, cientistas do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-tronco da universidade paulista estão dedicados a entender o segredo da longevidade.

Divulgação/Marcos Santos

Para isso, eles pretendem ir a fundo e descobrir seus hábitos alimentares, personalidade e histórico de saúde.

Jasmin Schreiber Unsplash

Deolira Glicéria Pedro da Silva vive em Itaperuna há quase dois anos. Ela nasceu em 1905, em Porciúncula (foto), no noroeste do estado do Rio de Janeiro.

wikimedia commons Raphael Lorenzeto de Abreu

A idosa celebrou seus 119 anos em 10 de março e é reconhecida como uma das mulheres mais idosas do mundo.

reprodução tv globo

Segundo o Guinness Book, o livro dos recordes, Maria Branyas Morera é considerada a pessoa mais velha do mundo atualmente. Ela fez 117 anos em 4 de março e mora em uma casa de repouso na Catalunha, Espanha.

wikimedia commons Arxiu de la família Branyas Morera

Doroteia Ferreira da Silva, neta de Deolira, disse que acredita que a avó 'chega até os 130 anos'.

arquivo pessoal

'É difícil superar minha avó, viu? Ela era muito ativa em casa. Cuidava da casa, quintal, tratava dos porcos e das galinhas. Em relação à alimentação, ela só não come abacaxi porque tem alergia. Ela dá um banho na gente!', comentou a neta.

Blog do Jorge Luiz / Divulgação

Deolira tinha três irmãos que já faleceram. Além disso, três dos sete filhos da idosa já morreram. Por outro lado, ela ainda tem 20 netos, 40 bisnetos e 37 tataranetos!

reprodução redes sociais

O médico geriatra Juair de Abreu Pereira, que cuida da idosa há dois anos, disse que a saúde de Deolira é 'muito boa' para os padrões da idade.

arquivo pessoal

“Ela está interativa e lúcida. Está muito bem na avaliação geriátrica ampla, porém, por conta da idade avançada, não caminha e apresenta um pouco de perda auditiva”, explicou.

congerdesign por Pixabay

Além disso, de acordo com o médico, a idosa não precisa fazer uso de medicações para comorbidades como hipertensão ou diabetes: “Na minha avaliação ela está muito bem de saúde e sendo muito bem cuidada pela família. Deus abençoe, dona Deolira”.

Sabine van Erp por Pixabay

Segundo estudos de pesquisadores, existem cinco áreas no mundo, chamadas de 'Blue Zones' ('Zonas Azuis'), onde pessoas vivem mais do que a média da população mundial.

Christian Bowen Unsplash

Nessas regiões, é relativamente fácil encontrar pessoas com mais de cem anos fazendo atividades rotineiras pelas ruas.

Matt Bennett Unsplash

Segundo a pesquisa, a alimentação é base fundamental para a taxa de longevidade dessas regiões, como o alto consumo de vegetais, legumes e grãos.

wikimedia commons KamranAydinov

Mas não só isso: o milho, cereais integrais e a carne vermelha em quantidade moderada também ajudam essas pessoas a terem uma saúde melhor.

Freepik

Outro detalhe enfatizado pelos pesquisadores é a rotina de exercícios físicos, mas não de academia e musculação, e sim pelo fato de que nesses lugares muitas coisas são feitas a pé ou de bicicleta. Veja agora quais são os cinco lugares citados pelos cientistas como 'polos de longevidade'!

Wedding Dreamz Unsplash

Nicoya, Costa Rica: A Península de Nicoya conhecida por suas belas praias, com ondas prontas para surfistas e refúgios de vida silvestre. A cidade é uma das mais antigas da Costa Rica, fundada em 1522.

wikimedia commons Uviein

Os habitantes de Nicoya têm uma dieta rica em alimentos naturais, como frutas, vegetais, grãos integrais e feijões, o que contribui para a sua saúde. Além disso, a comunidade local valoriza muito a atividade física, seja por meio de caminhadas, trabalho no campo ou outras formas de exercício.

wikimedia commons Milei.vencel, Hungary

Loma Linda, Estados Unidos: Localizada no sul da Califórnia, no Condado de San Bernardino, Loma Linda se destaca por sua forte conexão com a saúde e o bem-estar, sendo considerada um centro global de pesquisa e educação em saúde.

domínio público

A história de Loma Linda está intimamente ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Em 1886, a denominação fundou o 'Sanitarium de Loma Linda', que se tornou um centro pioneiro em medicina preventiva e estilo de vida saudável.

wikimedia commons

Okinawa, Japão: Localizada no extremo sul do Japão, Okinawa é um arquipélago formado por 160 ilhas, sendo a maior delas Okinawa Honto, famosa por suas paisagens lindas, clima subtropical ameno e cultura vibrante.

wikimedia commons ????????

Estilo de vida saudável, com uma dieta rica em vegetais e clima ameno contribuem para que Okinawa seja uma das 'Blue Zones' no mundo. Yoga, meditação e caminhadas na natureza são atividades populares por lá.

domínio público

Icária, Grécia: Localizada no Mar Egeu, Icária é conhecida por suas paisagens montanhosas, belas praias, aldeias e uma gastronomia baseada em ingredientes frescos e locais, com pratos como o coelho com alho.

flickr Stelios Kiousis

A ilha possui um ritmo de vida mais lento e tranquilo do que o resto da Grécia, o que permite aos visitantes relaxarem, se conectarem com a natureza e conquistarem a tão almejada longevidade.

wikimedia commons Leeturtle

Sardenha, Itália: A segunda maior ilha do Mediterrâneo, Sardenha é repleta de aldeias charmosas, cultura rica e uma culinária baseada em ingredientes frescos e locais, com pratos como o porco assado com mirto.

wikimedia commons Maurizio Panicara

Neste lugar, as pessoas têm uma expectativa de vida excepcionalmente longa e muitos residentes vivem bem além dos cem anos. A dieta tradicional da Sardenha é rica em alimentos como legumes, grãos integrais, frutas frescas, peixes e azeite de oliva, com consumo moderado de carne.

wikimedia commons Gianni Careddu

Veja Mais