Celebridades e TV

Timothée Chalamet bate recorde de quase 50 anos do cinema


Flipar
divulgação

Ele se tornou um dos poucos atores a protagonizar dois filmes de grande sucesso de público lançados com menos de oito meses de diferença.

flickr Somewhere In Toronto

O ator norte-americano estrelou 'Wonka', em dezembro de 2023, e 'Duna: Parte 2' no fim de fevereiro de 2024.

divulgação

Antes, o recorde pertencia ao ator John Travolta, que esteve em 'Embalos de Sábado à Noite', lançado em dezembro de 1977, e 'Grease', lançado em junho de 1978.

reprodução

Até o momento, 'Wonka' faturou cerca de 630 milhões de dólares no mundo todo.

divulgação / warner bros.

Já 'Duna: Parte 2', que estreou bem depois, garantiu pouco mais de 510 milhões de dólares globalmente.

Divulgação

Como comparação, 'Grease: Nos Tempos da Brilhantina' faturou US$ 396 milhões, enquanto 'Embalos de Sábado à Noite' ganhou aproximadamente US$ 237 milhões. Conheça mais sobre o Timothée Chalamet!

divulgação paramount

Timothée Hal Chalamet nasceu em 27 de dezembro de 1995 em Nova York. Nos últimos anos, o ator vem conquistando Hollywood com doses de talento, carisma e beleza.

wikimedia commons Maximilian Bühn

Ele é filho da norte-americana Nicole Flender, uma corretora de imóveis e ex-dançarina da Broadway, e do francês Marc Chalamet, editor da UNICEF.

reprodução youtube

A estreia de Chalamet em Hollywood foi na série de 'Law and Order' (1990-), quando participou de um episódio da 19ª temporada, em 2009.

No mesmo ano, Chalamet participou do filme de romance 'Loving Leah', que estreou direto na TV e não teve muito apelo comercial.

reprodução

O ator começou a ganhar algum destaque quando atuou em oito episódios da segunda temporada da série 'Homeland' (2011-2020), interpretando o personagem Finn Walder.

reprodução

Depois de atuar em dois filmes de menor expressão, Chalamet fez sua primeira participação grande no cinema, quando atuou em 'Interestelar' (2015).

reprodução

Mas foi em 2017 que o ator explodiu de vez quando interpretou o personagem Elio no filme 'Me Chame Pelo Seu Nome'.

reprodução

Chalamet foi muito elogiado pela crítica e chegou a receber ali sua primeira e -- até agora -- única indicação ao Oscar pela atuação. O filme ainda levou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado.

reprodução

Inclusive, no mesmo ano, o ator esteve no filme 'Lady Bird: A Hora de Voar', outro que teve presença forte no Oscar, concorrendo em cinco categorias.

reprodução

Em 'O Rei' (2019), Chalamet se transformou no arrogante e impetuoso Príncipe Hal, futuro Henrique V da Inglaterra, demonstrando grande amplitude dramática.

reprodução

Além desses, Chalamet emplacou participações em outros filmes importantes, como 'Hostis' (2017), 'Querido Menino' (2018), 'Um Dia de Chuva em Nova York' (2019), 'Adoráveis Mulheres' (2019), 'A Crônica Francesa (2021), 'Não Olhe Para Cima' (2021) e 'Até os Ossos' (2022).

divulgação

Se tornou uma marca na carreira do ator o trabalho com diretores renomados, como Woody Allen, Greta Gerwig, Luca Guadagnino, Wes Anderson e, mais recentemente, Denis Villeneuve, que comandou 'Duna' e 'Duna: Parte 2'.

divulgação

Chalamet é conhecido por sua personalidade introspectiva e por suas reflexões sobre a fama e o papel do ator na sociedade.

divulgação

Em completa ascensão, Chalamet já está escalado para viver o astro da música Bob Dylan, que terá direção de James Mangold (de 'Logan'). O filme ainda não tem uma data de estreia.

montagem / wikimedia commons

Veja Mais