Estilo de Vida

Trabalhar quatro dias por semana já é realidade, mas tem país que não se adaptou


Flipar
tookapic pixabay

Na Bélgica, o programa que consiste em quatro dias por semana acabou não dando certo. O modelo adotado pelo pequeno país foi um pouco diferente da proposta inicial.

Imagem de Walkerssk por Pixabay

A Bélgica seguiu a regra de 4 dias de trabalho, mas com 10 horas por dia, totalizando 40 horas por semana. Este modelo não se mostrou efetivo.

Oakenchips wikimedia commons

Os números mostram que a mudança não foi bem aceita pelos funcionários belgas. Apenas 0,5% solicitaram a permanência neste modo de trabalho.

Imagem Freepik

Vale lembrar que, em muitos países, é lei o funcionário trabalhar no máximo 8 horas por dia. O caso da Bélgica, com 10 horas diárias, tende a apresentar estresse e falta de produtividade após muitas horas trabalhando.

Zairon wikimedia commons

Mas o que parece é que a Bélgica se tornou uma exceção. Em 2022 foi realizado no Reino Unido o projeto-piloto “The 4-Day Week Global”, que testou a implementação da semana de trabalho de quatro dias em 61 empresas com cerca de 2.900 funcionários.

Malachi Witt por Pixabay

Nessa modalidade, os profissionais recebiam 100% do salário trabalhando 80% do tempo, comprometendo-se a manter 100% de produtividade, em um modelo conhecido como 100-80-100.

Vojtech Okenka pexels

De acordo com o relatório final, 92% das empresas participantes decidiram manter o modelo de trabalho mais curto.

SevenStorm JUHASZIMRUS pexels

Empresas de diferentes segmentos, como educação, bancos, tecnologia, recursos humanos e varejo, aderiram voluntariamente aos testes, e a média de receita das companhias cresceu até 35% na comparação com o mesmo período dos anos anteriores.

Marc Mueller pexels

Além disso, o modelo de quatro dias por semana contribuiu para reter talentos, reduzindo o número de profissionais que deixaram as empresas em 57%.

fauxels pexels

Entre os funcionários, 90% afirmaram que desejam continuar trabalhando nesse formato, e 15% afirmaram que nenhuma quantidade de dinheiro seria suficiente para aceitar um próximo trabalho com cinco dias de trabalho.

David Mark por Pixabay

O relatório também destacou os benefícios à saúde dos trabalhadores, incluindo a redução do estresse crônico e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

RAEng_Publications por Pixabay

Aqui no Brasil a ideia ainda engatinha, mas algumas startups já começaram a testar o modelo e em breve serão divulgados os resultados. Veja como o programa se saiu em diversos países pelo mundo!

Marten Bjork Unsplash

Islândia: Entre 2015 e 2019, a Islândia realizou um projeto semelhante ao que será implementado na Bélgica, testando a redução da jornada semanal de 40 para 35 ou 36 horas, mantendo a mesma remuneração para 2.500 trabalhadores.

Evelyn Paris Unsplash

Os estudos concluíram que houve uma melhora significativa no bem-estar dos trabalhadores, otimização dos processos de trabalho e uma cooperação mais estreita entre colegas. Em grande parte, a produtividade permaneceu a mesma ou até aumentou.

Gylfi Gylfason pexels

Com o fim do projeto, sindicatos e associações iniciaram negociações para a redução permanente da jornada de trabalho, o que atualmente beneficia cerca de 86% dos trabalhadores na Islândia com a opção de trabalhar uma semana de quatro dias.

Marika Bellavance Unsplash

Escócia: A Escócia ainda está em fase de testes da jornada de quatro dias de trabalho. As empresas que participam do projeto recebem um apoio do governo de cerca de 10 milhões de libras esterlinas.

Anna Urlapova pexels

Suécia: A Suécia testou o modelo ainda em 2015 e as conclusões foram ambíguas. Alguns políticos acharam a implementação cara para os cofres do governo. Já algumas microempresas gostaram da ideia e até adotaram uma redução na carga horária.

Michael Erhardsson pexels

Espanha: No país Basco, cerca de seis mil funcionários de 200 pequenas e médias empresas poderão prolongar o fim de semana em um dia, com pagamento integral. O experimento deve durar um ano, mas ainda não tem data para começar.

Jorge Fernández Salas Unsplash

Itália: O governo italiano anunciou recentemente que pretende testar o projeto no país. O ministro das Empresas e do “Made in Italy”, Adolfo Urso, declarou que “já está disposto a refletir sobre o assunto”, desde que a política gere um aumento na produtividade.

MLbay por Pixabay

Portugal: O país tinha planos de testar o projeto no segundo semestre de 2023. Ao menos 90 empresas portuguesas já se inscreveram para participar do teste.

Liam McKay Unsplash

Por mais que a semana de quatro dias ainda enfrente barreiras, a ideia já é uma tendência que pode transformar o futuro do trabalho.

mohamed_hassan por Pixabay

Veja Mais