Notícias

Cidade de Roraima não tem cemitério (nem pode). Saiba o motivo


Flipar
Tiago Orihuela/Ale-RR/Divulgação/Arquivo

Nesse sentido, o solo da cidade é carregado de caulim, um tipo de minério que retarda a desintegração de corpos, tornando-a muito lenta, quase eterna. Diante disso, não existe a menor chance de haver cemitérios para se despedir dos entes queridos no local, tendo que enterrá-los em outros municípios de Roraima.

Reprodução TV Globo

Pacaraima foi fundada em 1995 e jamais teve um cemitério. Uma das alternativas da população local é enterrar os entes queridos na capital Boa Vista, que fica a 215 km. Antes disso, os moradores eram enterrados na região de Surumu, que fica localizado a cerca de 70 km da sede da cidade, algo equivalente a uma viagem de 1h30 de automóvel.

Reprodução TV Globo

O caulim é um mineral formado por um grupo de silicatos hidratados de alumínio, principalmente a caulinita e haloisita. O doutor em bioestratigrafia e professor do curso de Geologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Vladimir de Souza, explica a situação.

Reprodução TV Globo

'O solo lá é muito rico em caulinita, aquela argilinha branca, e essa caulinita retarda a decomposição dos corpos. Quando você vai para Pacaraima consegue ver que tem um solo esbranquiçado. Se você enterrar qualquer coisa lá, não vai se decompor ou vai demorar muito a se decompor', explicou à TV Globo.

Reprodução TV Globo

De acordo com o pesquisador, o município necessita passar por um mapeamento geológico completo, mas acredita-se que quase que o solo completo possui caulim. O solo da sede de Pacaraima é argiloso, úmido e macio, que pode dificultar a decomposição em virtude da saponificação.

Reprodução/TV Brasil

Dessa forma, é possível que o solo passe a aderir aos tecidos do corpo e retarda a decomposição. Algo similar a um processo de mumificação — dessecação da pele e dos músculos que são conservados mesmo após a morte.

Reprodução/TV Brasil

'Não é que o corpo vai ficar preservado, ele vai se decompor, mas muito lentamente. O argilo mineral consegue retardar o processo de decomposição e, por ser uma argila, vai aderir aos tecidos do corpo, retardando todo o processo. Os corpos podem ficar anos e anos ali', explicou Vladimir.

Reprodução TV Globo

A doutora em geofísica e professora do curso de Geologia da UFRR, Lena Barata, também reiterou que a geologia de Pacaraima é muito argilosa. Por meio de perfurações, foi indicado que pelo menos 20 metros de profundidade do solo é argila, enquanto na área rural é ainda maior, em cerca de 70 metros.

Reprodução TV Globo

Segundo a pesquisadora, há três tipos de cemitérios: horizontal, vertical e jardim ou parque. No primeiro deles, as pessoas são sepultadas de forma subterrânea, enquanto o segundo encurta o espaço e o último é realizado em uma área verde.

Reprodução TV Globo

'O que é essa porosidade? É o espaço vazio entre um grão outro, esse espaço vazio [é onde] vão passar os fluidos. Quando entra em decomposição, o corpo humano forma um líquido chamado necrochorume, e esse líquido pode ser altamente poluidor', esclareceu Lena Barata à TV Globo.

Reprodução TV Globo

Pela queda da porosidade no solo de Pacaraima, o material orgânico pode contaminar o meio geológico, o que seria um risco caso existisse um cemitério no local.

Reprodução TV Globo

'Isso vai ajudar a trapear, assegurar qualquer líquido que advenha da decomposição dos cadáveres, que pode ser poluidor. Esse líquido chamado necrochorume tem metais pesados e também pode conter patogenias. Essas patogenias podem fluir por algum corpo hídrico e contaminar a população ao redor, principalmente as patogenias como tétano e tuberculose', ressaltou.

Reprodução/Google Street View

A cidade é conhecida como a porta de entrada para os venezuelanos e com uma população de 19.305 pessoas, de acordo com o Censo de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Paolostefano1412/Wikipedia

Desde 1997, o Cemitério do Surumu passou a se chamar Cemitério de São José. Localizado na região das comunidades indígenas Barro e Surumu. No dia de Finados, os moradores das comunidades se reúnem para a visitação aos túmulos dos entes queridos.

Foto: Google Maps/Reprodução

Segundo a resolução ambiental do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), publicada em março de 2006, os cemitérios não podem ser construídos em Áreas de Preservação Permanente.

Wikimedia Commons

Também não podem naqueles que exijam desmatamento de Mata Atlântica primária ou secundária, em estágio médio ou avançado de regeneração. Além disso, os terrenos não podem ser predominantemente cársticos, que apresentem cavernas, sumidouros ou rios subterrâneos.

Wikimedia Commons

'Porque esse líquido [necrochorume] tem que ser canalizado e [isso é feito] por tubulações mesmo. Cada túmulo tem [ou teria] que ser captado para [o líquido] não ser disposto de qualquer forma em profundidade', disse Lenaa.

Reprodução TV Globo

Apesar do fenômeno natural, a prefeitura de Pacaraima afirma que disponibiliza o Auxílio Funeral. Os familiares, assim, possuem direito a urna e translado até Boa Vista, a 215 km da cidade.

Reprodução TV Globo

O falecido, então, só pode ser enterrado na capital de Roraima no cemitério particular Campo da Saudade, localizado no bairro Centenário, porque no municipal não há mais vagas. No cemitério público Nossa Senhora da Conceição, localizado na zona Sul de Boa Vista, só enterra as pessoas que já possuem jazigo.

Divulgação/PMBV/SEMUC

'Existe um motivo geológico para o caulim estar lá, mais lá em Pacaraima do que no município de Boa Vista, por exemplo. Essa concentração lá em Pacaraima se deve pela forma como essa rocha ígnea passou pelo processo de intemperização', afirmou a pesquisadora. Lena Barata à TV Globo

Reprodução TV Globo

'O caulim pode ser usado na construção civil. Em que parte? Na própria construção da obra mesmo, de engenharia, dos prédios, da casa, da tinta. O caulim também é utilizado para revestimento de casas, porque como ele tem esse poder de absorção e adsorção, ele ajuda a segurar um pouco a temperatura. Então, ele meio que dá um resfriamento para casa', completou

Wikimedia Commons

Veja Mais