Galeria Terra

Van Damme sugere que dublê sejam premiados com Oscar


Flipar
divulgação

O ator e lutador Jean-Claude Van Damme sugeriu que os dublês tenham sempre os seus desempenhos avaliados e concorram a uma estatueta do Oscar. 'Não entendo por que nunca deram um prêmio para o melhor dublê do ano', disse.

divulgação

Em recente entrevista ao The Telegraph, o ator belga, de 63 anos, ressaltou que o trabalho desses profissionais deve ser valorizado por fortalecer os atores e ajudar na construção dos filmes. 'Sempre que se fala que eles fazem suas próprias acrobacias, grande parte disso é besteira', disse o astro de filmes ação.

Divulgação

'Tenho muito orgulho deles [dublês] porque eles me fazem parecer muito forte. [...] Precisamos de dublês, eles são ótimos.' Contudo, quando o assunto é sua marca registrada, Van Damme ressalta que não há a utilização de dublês. 'Quando dou um chute, essa é minha especialidade, não há dublês.', disse.

Reprodução Instagram

Recentemente, Tom Cruise voltou a falar que não utilizou dublês nas cenas do filme 'Missão Impossível'. Com isso, apesar de Van Damme não ter citado algum ator específico, o recado pode ter sido também para o norte-americano.

Reprodução/TV Globo

Durante as filmagens do sétimo filme da saga 'Missão Impossível', a equipe de filmagem preparou uma rampa a 1.200 metros de altitude em região montanhosa da Noruega. De lá, o ator precisaria saltar do penhasco com uma moto. 'Eu sempre fui curioso. Faço filmes há 44 anos e aprendo todo dia, nunca acaba', disse em entrevista.

Reprodução/Youtube/Paramount

Ele contou que levou meses treinando para poder se atirar colado a um paredão rochoso até abrir o paraquedas a 150 metros do solo. Perfeccionista, o ator disse ter repetido o salto oito vezes atrás do melhor enquadramento. 'É divertido, mas perigoso. Gosto da sensação, mas dou um passo de cada vez. Quero ser competente e habilidoso no que faço', explicou.

reprodução youtube

Nascido na Bélgica, filho de uma dona de casa e o dono de uma floricultura, Van Damme era um jovem franzino. No entanto, seu pai resolveu colocá-lo no karatê para ajudar em seu desenvolvimento.

Youtube/ OldSchoolVanDamme

Entre 1976 e 1982, Van Damme se dedicou às artes marciais e foi lutador de Kickboxing, com 18 vitórias (todas por nocaute) e apenas uma derrota. Na modalidade de Semi-Contato, foram 41 vitórias e 4 derrotas. Apaixonado por dança, fez ballet clássico durante cinco anos. Após conquistar a faixa-preta de karatê, abriu uma academia de artes marciais, aos 18. Na época, também foi mister Bélgica no fisiculturismo.

Divulgação

Então, Jean decidiu se aventurar nos EUA e seguir o sonho de ser ator. Chegou a trabalhar como entregador de pizza, motorista de táxi, chofer de limousine e instalador de carpetes. Num desses trabalhos, conheceu Chuck Norris, que lhe arrumou o emprego de segurança. Assim, o jovem fez uma participação de figurante em 'Braddock - O Super Comando', em 1984.

Divulgação

Em 1984, participou de um filme francês chamado 'Monaco Forever' em que representava um lutador de karatê gay. Em seguida, esteve em 'Retroceder nunca, render-se jamais', quando ainda não usava dublês na época.

Divulgação

Van Damme chegou a atuar como Predador por dois dias, mas abandonou o projeto por causa da roupa que incomodava e limitava seus movimentos. Em 1988, viu sua carreira despontar com o filme 'O Grande Dragão Branco', que fez enorme sucesso, sobretudo no Brasil.

Divulgação

Com isso, emendou um sucesso atrás do outro e se tornou um mito dos filmes de ação. 'Kickboxer', 'Cyborg - o Dragão do Futuro', 'Dragão Branco', 'Soldado Universal' O salário do ator crescia a cada filme, assim como seu destaque no cenário americano e mundial.

Divulgação

Sucesso nos videogames, Street Fighter se transformou em filme, e Van Damme foi a grande estrela. O ator interpretou o personagem Guille e teve o maior orçamento de sua carreira, 40 milhões de dólares. 

Reprodução/@jcvd

Na vida pessoal, se encantou pela fisiculturista Gladys Português, mais conhecida como a Tigresa. O casamento durou cinco anos, mas gerou dois filhos: Cristopher e Bianca. Em virtude da agenda lotada e festas com mulheres e drogas, o ator era um pai ausente e traiu a esposa. 

Reprodução/@officialgp57

A traição aconteceu com a também atriz Darcy La Pier. Anos depois, ambos se casaram e tiveram um filho chamado Nicholas. No entanto, Van Damme também traiu Darcy. O adultério aconteceu nas gravações de Street No entanto, Van Damme também traiu Darcy. O adultério aconteceu nas gravações de Street Fighter, com a atriz e cantora Kylie Minogue.

Reprodução

Ao longo da vida, Van Damme teve sério problemas com a cocaína, com o vício e a dependência. Algo que afetou seu comportamento e o colocou em uma lista de atores que ficariam em segundo plano, em Hollywood. Na época, se reconciliou com Gladys.

Reprodução/@jcvd

Chegou a ser preso por dirigir sob efeito de álcool e drogas (respondeu em liberdade) e logo foi diagnosticado com transtorno de bipolaridade. Participou em um documentário intitulado 'Van Damme às portas fechadas', onde exibiu outras nuances de vida pessoal.

Divulgação

Com a chegada dos anos 2000, se viu livre das drogas e tentou reorganizar sua vida. Interpretou um personagem com características autobiográficas em JCVD e participou de 'Os Mercenários 2', ao lado de outros atores, que integram a lista dos maiores do gênero ação da história.

Divulgação/A&E

Na última década participou de comerciais, filmes e séries de reality shows e memes. O principal deles é com a abertura de pernas no comercial da Volvo, que ganhou destaque nas redes sociais.

Divulgação

Com o enorme sucesso da carreira, foi homenageado em Bruxelas, na Bélgica, sua terra natal, com uma estátua feita de bronze.

Reprodução/Youtube

Em 2021, foi protagonista no filme 'O Último Mercenário', da Netflix. Com humor e muita luta, o ator voltou a sua velha forma. 

Divulgação/Netflix

O jogo 'Mortal Kombat' foi criado com base no filme 'O Último Dragão Branco'. No entanto, Van Damme não chegou a um acordo para participar do game, e foi construído o personagem Johnny Cage, que faz referência direta ao ator. Agora, em 2023, Jean será a primeira super estrela do cinema e das artes marciais se torna personagem jogável em Mortal Kombat 1.

Reprodução/Warner Bros

Veja Mais