Animais

Boa sorte, presságio e força: as lendas por trás dos beija-flores


Flipar
Imagem de Pexels por Pixabay

Essas aves coloridas, além de serem belas, atraem a atenção por esconderem muitos segredos. Veja agora no FLIPAR!

Imagem de George por Pixabay

De acordo com várias crenças ao longo da história, a presença desses pássaros podem ter significados variados.

Imagem de Chris LeBoutillier por Pixabay

Em diversas civilizações, os beija-flores são considerados seres muito especiais, com histórias envolventes e lendas sobre suas cores vivas e poder hipnótico.

Flickr/Daniel

Para alguns, eles representam uma ligação com o divino e com almas que já se foram, enquanto para outros, também são símbolos de boa sorte e presságios.

Flickr/Peter W. Wendelken

Em muitas culturas, acredita-se que quando um beija-flor se aproxima ou fixa o olhar em alguém, é um sinal de que essa pessoa precisa se livrar de energias negativas.

Flickr/Paul Molina

Segundo a cultura dos Maias, ao concluírem a criação do universo, os deuses perceberam que esqueceram algo crucial: criar um ser responsável por levar seus desejos e pensamentos de um lugar para outro, uma espécie de mensageiro.

Crédito: Animalwised

Na visão dos maias, os beija-flores são como mensageiros que levam os desejos e pensamentos dos seres humanos e dos deuses de um lugar para outro. Além disso, simbolizam alegria, cura e capacidade de se adaptar.

Imagem de G.C. por Pixabay

Ao perceberem que estavam sem milho e argila – materiais que usaram para criar outros seres – os deuses teriam encontrado um pedaço de jade e o esculpiram como uma pequena flecha.

wikimedia commons Mmmmkobayashi

Reza a lenda que esse pedaço de jade ganhou vida e transformou-se em um beija-flor (‘oxts'unu'um’ na língua maia).

Flickr/Carl Ebeling

Desde então, esse pássaro se tornou muito respeitado pelos maias e passou a ser considerado um ser poderoso.

Imagem de David Castaneda Jr por Pixabay

A história conta que a delicadeza dessa ave a permitia chegar perto das flores sem mexer uma única pétala, e suas penas brilhavam com todas as cores do arco-íris.

Imagem de George por Pixabay

Não importa de onde venha a história, a presença de um beija-flor está sempre associada a uma mensagem positiva e energia pura, promovendo cura e equilíbrio equilibrada.

Flickr/Sergio Guerreiro

Na perspectiva dos maias, quando um desses pássaros aparece, significa que um ente querido falecido está pensando naquela pessoa. Quando o pássaro é visto logo após a morte de alguém, isso indica que a pessoa está em paz.

Flickr/John Guerin

Também na cultura maia, as pessoas usavam as penas dos pássaros como adorno, mas os deuses teriam proibido isso, alertando que qualquer pessoa que capturasse um beija-flor seria punida.

Dulcey Lima Unsplash

Até por essa razão, os beija-flores nunca foram mantidos como aves cativas pelos seres humanos.

Flickr/Birds & Nature from Ecuador

Já na cultura Inca, os beija-flores não só entregavam mensagens dos deuses, mas também transportavam os votos positivos e pensamentos de outras pessoas.

Arthur Posnansky/Wikimédia Commons

Caso alguém desejasse boa sorte a outra pessoa, o beija-flor ‘pegava’ esse desejo e levava até ela.

Flickr/Andrew Walker

De acordo com a cultura guarani, o beija-flor atua como guia para os santos falecidos. Segundo essa tradição, a ave tem a responsabilidade de levar as almas que pousam em uma flor para o céu.

Reprodução/Redes Sociais

Na Bíblia, segundo o livro de Gênesis, Deus fez os animais que vivem nas águas e no ar, entre eles o beija-flor, visto como o mensageiro do céu que incentiva as pessoas a seguir em frente e deixar o passado para trás.

Divulgação

Na cultura Asteca, os beija-flores eram considerados guerreiros corajosos em vida, devido ao seu pequeno tamanho, mas grande força e energia para voar.

Flickr/Daniel

Por essa razão, o beija-flor tornou-se o símbolo de Huitzilopochtli, o deus da guerra, devoção solar e padroeiro dos astecas. Veja outras curiosidades sobre o beija-flor!

Domínio Público/Wikimédia Commons

O coração de um beija-flor bate de 500 a 700 vezes por minuto quando está descansando, mas quando está ativo, pode bater até 1.200 vezes por minuto.

Flickr/JAIME ANDRES HERRERA VILLARREAL

Por gastarem tanta energia, os beija-flores precisam comer quatro a cinco vezes o seu próprio peso. Eles gostam especialmente de flores com formato tubular, principalmente as vermelhas ou amarelas.

Imagem de George por Pixabay

A expectativa de vida de um beija-flor gira em torno de 12 a 18 anos.

Flickr/tinyfishy

Capazes de bater as asas 200 vezes por segundo, os beija-flores também conseguem voar para trás ou ficar parados no ar e atingir velocidades de 70 km/h a até 130 km/h durante a época de reprodução.

Imagem de George por Pixabay

Por conta da sua rapidez impressionante, os nativos americanos veem o beija-flor como o mensageiro e guardião do tempo, porque nenhum outro animal consegue bater as asas tão rápido quanto ele.

Djalma Paiva Armelin pexels

Veja Mais